Câmara lança espaço para criar aplicativos destinados a aumentar transparência

0

Com o objetivo de incentivar a criação de aplicativos e sistemas digitais voltados para o acompanhamento da atividade parlamentar, a Câmara dos Deputados inaugurou nesta quarta-feira, 19, o Laboratório Hacker, que se propõe a contribuir para dar transparência às ações do Legislativo.

A criação desse espaço foi aprovada pelo plenário da Câmara, em dezembro do ano passado, para estimular a participação de cidadãos em projetos de transparência. Inicialmente, o laboratório deve trabalhar com dois projetos, cuja licitação já foi aprovada pela Mesa Diretora da Câmara.

O primeiro projeto prevê o monitoramento constante da Câmara por um instituto de pesquisa. O segundo projeto tem o objetivo de analisar a presença da Casa nas redes sociais.

O Laboratório Hacker dá continuidade a uma experiência lançada no ano passado, o Hackathon, maratona hacker promovida pela Câmara para o desenvolvimento de aplicativos com o objetivo de aumentar a transparência do trabalho parlamentar.

A experiência premiou três projetos. O primeiro criou o aplicativo Meu Congresso, que reúne informações sobre o mandato dos parlamentares e garante o controle social sobre os gastos de deputados e senadores. Outro permite o acompanhamento, por meio de celular, da assiduidade e das propostas dos parlamentares. O último projeto é um jogo que simula o processo de discussão e deliberação das propostas em tramitação na Câmara. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.