Construtivo e LPC Latina desenvolvem projeto de realidade virtual

0

A LPC Latina, empresa de engenharia que atua nas áreas de projetos, instrumentação de obras civis e gerenciamento técnico, adotou o conceito "designed to suit", que tem como objetivo proporcionar  atendimentos únicos aos clientes, com  foco em  garantir os melhores resultados da concepção à entrega de seus empreendimentos.

Com essa nova estratégia, a área de projetos da companhia precisava de um diferencial competitivo para transformar a forma de oferecer seu serviço. Com a parceria do Construtivo, companhia de TI com DNA em engenharia, a LPC Latina contou com  o desenvolvimento de uma maquete digital que contempla uma experiência inovadora em 360º a partir da realidade virtual (VR), permitindo ao cliente interagir e explorar seu projeto de diferentes perspectivas.

O primeiro projeto foi desenvolvido para a Moega Rodoviária da Rumo, localizada no terminal de Rondonópolis, no Estado do Mato Grosso. De acordo com a LPC, com a maquete virtual os ganhos são reais. Isso porque a realidade virtual traz a chance de apresentar um projeto para diferentes públicos e não somente engenheiros e técnicos, agregando valor à proposta.

"Em comparação com a maquete física ou o projeto impresso, a mobilidade permitida pela realidade virtual se tornou um diferencial para nosso comercial, ou seja, podemos transportar os projetos para onde quisermos e entregarmos para o cliente experienciar de onde estiver", explica Renato Gama, diretor executivo da LPC Latina.

E a inovação não para por ai. A proposta da LPC Latina é investir em projetos desenvolvidos em BIM (Building Information Modeling), iniciativa que já tem sido usada e também será apoiada pelo Construtivo. Trata-se de projetos desenvolvidos no modelo 3D, mais explicativos, fáceis de assimilar, realistas e que procuram sincronizar todas as partes do planejamento de uma construção, reunindo dados produzidos pelos profissionais envolvidos em diferentes processos.

A técnica disponibiliza as informações detalhadas do projeto e possibilita o desenvolvimento de soluções mais assertivas e integradas, o que se torna muito mais atrativo para o cliente. "Com a ferramenta BIM, é possível detectar interferências, tornando o processo de revisão de documentos mais simplificado e confiável", acrescenta Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo.

A LPC Latina já colocou em prática o novo conceito de BIM aliada à entrega em realidade virtual no projeto da Moega da Rumo, em Rondonópolis, e na Moega da Vale, no TIPLAM. "Temos como uma de nossas prioridades sermos inovadores. Já lideramos o mercado de instrumentação no que está relacionado à tecnologia. Agora, em projetos, queremos estar à frente para sermos ainda mais competitivos, garantindo um diferencial para transformar a forma de oferecer serviço", aponta Gama.

Além dos projetos em realidade virtual e nas iniciativas de BIM, o Construtivo também apoia a LCP Latina numa missão crítica da engenharia e construção, que é a gestão de documentos. Tendo diferentes emissores e canais de recepção, como as áreas de projetos, obras, recursos humanos e parceiros, entre outros, a gestão de documentos exige uma sistemática de workflow, que é oferecida na nuvem por meio do sistema Colaborativo disponibilizado na modalidade SaaS (Software as a Service).

Dentre as mais de 20 obras gerenciadas pela LPC Latina em parceria com o software de gestão de documentos do Construtivo, destacam-se a segunda fase do Tegram (Terminal de Grãos do Maranhão) e as hidrovias Vila do Conde, nas áreas de fertilizantes e do Armazém. Nestes projetos, o sistema possibilita a estruturação e distribuição da informação, além de mais produtividade na coordenação de contratos e redução de custos e riscos.

"Com rapidez e segurança, a ferramenta permite a gestão de dados, como medições, inspeções, licenças e contratos, facilitando a criação de um fluxo de trabalho, que é necessário para o moitoramento de todas as fases de uma obra", finaliza Granadeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.