Vamos falar de darwinismo e a transformação no relacionamento com o consumidor?

0

As relações sociais passam por mudanças constantes, já que nós, seres humanos, apresentamos alterações, mesmo que pequenas, em nossos hábitos e comportamentos. Por isso, as marcas que visam selar um bom relacionamento com os consumidores precisam estar atentas a esses importantes detalhes.

Entender o cliente e buscar estratégias para satisfazê-lo é o trabalho das corporações que já conhecemos há tempos. Mas, você deve estar se perguntando: o que o darwinismo tem a ver com isso? Qual é essa transformação no relacionamento com o consumidor que está "mexendo" com o mundo corporativo?

Para esclarecer esses pontos, te convidamos para conferir a seguir a relação entre o darwinismo com o perfil do consumidor 3.0, que é exigente, conhece seus direitos e não se contenta com abordagens rasas e pouco eficientes.

Darwinismo no mundo dos negócios

Quem pensou que o darwinismo iria se limitar às aulas de biologia do colégio estava muito enganado. A teoria da seleção natural de Charles Darwin é bastante utilizada no mundo dos negócios e tem tudo a ver com o atual momento das companhias, que precisam acompanhar uma sociedade cada vez mais imediatista.

Traçando uma relação entre o darwinismo com o desafio encarado pelas marcas nos dias de hoje, podemos dizer que as empresas que não se adaptarem ao novo habitat – que neste caso se referente ao digital, a agilidade, a qualidade e a assertividade do serviço prestado ao cliente – e acompanharem a concorrência, dificilmente sobreviverão na selva de pedras do mercado.

Quem é o consumidor 3.0?

De forma simplificada, o consumidor 3.0 é aquele que se mantém conectado durante o dia, busca se relacionar com as empresas que despertaram o seu interesse, é exigente, consciente, conhece e busca os seus direitos e valoriza os aspectos humanos das marcas.

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, não há uma fase na qual o consumidor decide adotar o perfil 3.0. Isso porque essa transformação acontece aos poucos, já que nem  todas as pessoas são impactadas da mesma forma e no mesmo tempo pelos processos de evolução.

O que é fácil perceber em pleno 2018 é que boa parte da população que interage no mundo digital já apresenta algumas ou até mesmo todas as características do consumidor 3.0.

O atendimento ao cliente na era da transformação digital

Como apresentado no darwinismo, é preciso acompanhar o novo para se manter vivo. Por isso, as empresas que buscam uma atuação duradoura e de sucesso no mercado devem investir em um atendimento ao cliente completo.

Para isso, é fundamental ter como aliada uma boa plataforma de atendimento multicanal. A junção do atendimento via  voz (telefone), sms, chat, e-mail, whatsapp com sms, voz com sms, messenger entre outras redes sociais que podem ser integradas ao sistema agrada os consumidores atuais, pois facilita a interação deles com a marca.

Dar aos clientes a chance de escolher qual a melhor forma de contatar a sua empresa é muito importante nos dias de hoje, ainda mais quando a plataforma também conta com bots de inteligência artificial e cognitiva, que ajudam a multiplicar a capacidade de atendimento da companhia. Além disso, os robôs reduzem os custos internos e geram satisfação nos clientes por meio de um atendimento rápido, preciso e disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Alexandre Azzoni, diretor da Callflex.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.