O WhatsApp irá está substituir o SMS na comunicação com clientes nas empresas?

0

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados mundialmente. No Brasil, são cerca de 120 milhões de pessoas enviando mensagens diariamente, o que o torna o segundo país com maior número de usuários na plataforma. Esse fato, somado à demanda do mercado por uma comunicação cada vez mais multicanal, com um consumidor que exige que as empresas estejam disponíveis nos canais que eles mais utilizam, fez com que a companhia enxergasse um potencial mercado para soluções que agradassem às empresas e permitissem a aproximação com os seus clientes.

Mas a dúvida que fica é: visto que o WhatsApp também é um canal de mensageria mobile, será que o SMS corporativo acabou? E a resposta é, claramente, não! Quando falamos de SMS, é preciso ter em mente que esse tipo de serviço não está morrendo com a chegada do WhatsApp. Pelo contrário, o serviço é, de certa forma, complementar a comunicação feita pelo SMS e o objetivo de uso e momentos de contato são bastante diferentes. O SMS é amplamente utilizado pelas empresas por conta do alcance, já que não demandam redes 3G/4G ou Wi-Fi, sua taxa de leitura beira os 100% e os consumidores estão acostumados com esse canal, já que surgiu muito antes de qualquer outro de mensageria.

As duas aplicações se diferem em três principais aspectos: modelo de negócios, casos de uso e possibilidade de interação. Em relação ao modelo de negócios, enquanto o SMS, com sua característica de comunicação "one-way" cobra por mensagem enviada, o WhatsApp, sendo um canal conversacional, cobra por sessão de 24 horas que permite diversas interações e os preços cobrados diferem quando o contato é iniciado pelo cliente ou quando é iniciado pela empresa, além de outros diversos fatores.

Quando falamos de casos de uso, o WhatsApp está muito mais focado em interações voltadas ao relacionamento com o cliente, em áreas como SAC, Customer Experience, etc, onde o cliente busca a empresa com o intuito de esclarecer dúvidas, entender o andamento de um pedido, reportar algum problema, entre outras diversas interações que o consumidor deseja ter com a marca. A estratégia de utilização desse canal é realmente a de oferecer uma melhor experiência aos clientes oferecendo facilidade de acesso, transparência e agilidade na comunicação. Já no SMS a utilização funciona muito mais como uma notificação de algo interessante e útil para o cliente, complementando canais como o emkt, push notifications, etc. Por exemplo no caso de mensagens que visam vendas e marketing como envio de cupons, informações de promoções, etc ou mensagens transacionais informativas como envio de tokens, senhas, confirmação de pedidos, compras de cartão, cobranças e alertas.

É fundamental que a empresa entenda o seu público e qual a preferência deste na interação com a empresa para assim definir em qual ferramenta colocar maior foco e esforços.

O ideal é que a empresa esteja presente em todos os canais de comunicação, mapeando a jornada de seu consumidor e estabelecendo o melhor canal em cada momento de interação para uma estratégia efetiva e que agregue valor ao cliente final. Estabelecer uma estratégia unificada de relacionamento e comunicação, tendo um bom conhecimento do cliente, independente da área responsável ou do canal é o que diferencia a empresa e garante um alto nível de satisfação dos clientes.

Lembrem-se: Estreitar relações, ter um bom e rápido atendimento e investir em Customer Experience, é sendo cada vez mais essencial para as estratégias das empresas e otimização de resultados!

Bruna Maggion, head de Marketing da Wavy.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.