Parceria Vivo e Insper substitui TCC por período de imersão na companhia

0

Estudantes do curso de Administração do Insper, instituição de ensino sem fins lucrativos, irão substituir o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por um projeto de inovação e melhoria operacional dentro da Vivo. A iniciativa é fruto da parceria entre a operadora e a instituição de ensino. Durante quatro meses, alunos irão uma vez por semana na companhia para coletar dados, fazer entrevistas e elaborar análises. Além disso, a proposta é estreitar o relacionamento entre a Vivo e os estudantes, proporcionando a experiência de resolução de desafios reais.

O projeto, intitulado REP (Resolução Eficaz de Problemas), é voltado para alunos do 6º semestre do curso de Administração da instituição e utiliza o método PDCA (Plan-Do-Check-Act ou Ciclo de Deming) para análise de planejamento de uma problemática fornecida pela empresa. O PDCA é composto por várias etapas, como  identificação do problema, análise do fenômeno, análise do processo, plano de ação, execução, verificação e ação.

Mentores da Vivo e do Insper acompanharão todo o processo e, ao final, avaliarão se os alunos conseguiram resolver de forma eficaz a problemática apresentada. Os critérios de aprovação final no projeto passam pelo uso de metodologia estruturada na resolução de problemas, utilização pertinente de ferramentas analíticas e estatísticas, além de investigação por hipóteses e lógica na comunicação.

"A partir da aproximação com jovens talentos, promovemos experiências que eles podem carregar para sua futura vida profissional, por meio da vivência na prática de um ambiente corporativo. Além disso, nós como empresa, usufruímos da capacidade de diferentes formas de resolução de problemas, novos mindsets", destaca Niva Ribeiro, VP de Pessoas da Vivo.

"Os alunos atuam na prática utilizando os conhecimentos adquiridos em sala de aula, trazendo soluções inovadoras para a empresa, e são avaliados pelas competências de trabalho em equipe, pensamento crítico e comunicação oral e escrita", considera Carolina Fouad, gerente do Núcleo de Carreiras e coordenadora executiva do programa REP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.