90% de processos corriqueiros podem ser resolvidos por chatbot, diz pesquisa

0

Um levantamento da Cedro Technologies constata que 90% de processos corriqueiros podem ser resolvidos por chatbot que simula um ser humano na conversação com pessoas. Os chatbots representam uma grande evolução na relação entre pessoas, marcas e tecnologia: 74% dos clientes e usuários conseguem resolver dúvidas em até 2 minutos, além de 87% classificarem a experiência de uso como 'boa' e 'ótima' aferiu a empresa. "A utilização de e-mail ou no 'Fale Conosco' chegar cair em 30% com a implementação da ferramenta e, os custos de atendimento, são significamente reduzidos", destaca Paulo Ribas, da Cedro.

A Cedro Technologies em parceria com a Microsoft vem desenvolvendo chatbots para diversas áreas de atuação, inclusive previdência privada. "A procura por essa solução, neste segmento, cresceu nos últimos meses", mencionou Ribas, que já implantou a ferramenta em empresas como Itaú, Cargill e GE. Algumas questões são recorrentes e comuns a todos os planos de previdência, como: qual o ganho fiscal da previdência? Como vou ser tributado no resgate? Quem fica com meus recursos se eu morrer? O que é tributação regressiva? E várias outras questões.

Essas dúvidas comuns demandam um tempo precioso dos profissionais nas organizações envolvidas, e nem sempre são respondidas com precisão, uma vez que o turnover nessas áreas costuma ser elevado e a capacitação dos atendentes não consegue acompanhar a velocidade do entra e sai de novos funcionários. "É aí que entra o chatbot e, para facilitar ainda mais esse processo, a Cedro desenvolveu uma plataforma chamada People (ainda in preview), que irá permitir que qualquer pessoa, sem conhecimento de programação, crie seu próprio chatbot", ressaltou Ribas.

No People, o cliente poderá criar as perguntas e respostas em diversos formatos (botões, URL, carrossel, imagem), obter relatórios gerenciais de interações com o bot por assunto, unidade de tempo, não respondidas. E ainda consegue parametrizar o transbordo para atendimento humano com reconhecimento de sentimento, ou seja, se o bot perceber que o usuário não está contente com a conversa, ele pode sugerir a transferência do atendimento para um humano.

Uma vez criado o chatbot, a plataforma também disponibiliza a interação nos principais apps de mensageria, como Messenger do Facebook, Skype, Twitter, Slack, Telegram, MyPush e sob avaliação em chats proprietário. "Os chatbot vieram para ficar. Além de reduzir custos de atendimento, ele está acessível nos sistemas de mensageria já mencionados, sem a necessidade de baixar um novo app que ocupa mais espaço de memória", finalizou Ribas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.