TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Conheça 5 sites grátis para acompanhar os Top Trends da internet

Postado em: 21/01/2015, às 12:09 por Ana Luiza Pandolfi

Mas primeiro, o que é uma tendência?

Difícil definir, não é? Afinal o que diferencia uma tendência de um modismo?
Basicamente, modismos passam, enquanto tendências emergem e se desenvolvem.

Uma boa definição vem do "Manual de Coolhunting – Métodos e Práticas", escrito por Fah Maioli, uma coolhunter, profissional responsável por captar o que pode está prestes a virar uma tendência. "A tendência só se cristaliza quando uma miríade de indicadores, provenientes de contextos diversos, vão na mesma direção". Ou seja, como Maioli disse em entrevista ao Infomobile, se houver a repetição do padrão nas ruas, nas Artes, na Moda, na Arquitetura, na Política, provavelmente, será uma tendência.

O que realmente virará tendência, apenas o tempo, os coolhunters e as empresas especializadas em identificação de tendências de consumo podem dizer, mas existem ferramenta gratuitas que ajudam a identificar os top trends da internet, os assuntos que estão mais em pauta no momento. E qual a importância disso? Gerar insights e ideias certeiras em ações de marketing pontuais que aproveitam uma oportunidade.

1- Google Trends

Utilizando as milhares de pesquisas que são realizadas no Google diariamente, o Google Trends te dá informações precisas dos tópicos mais falados no momento.
A busca pode ser feita de diferentes maneiras, por meio das seções:
1)Explorar:
a) Em que se pode adicionar um termo ou mais para verificar o seu desempenho mundialmente e com o passar do tempo;
b) Escolher um termo e adicionar filtros que tornam a busca mais precisa, como país, período e categoria.

Ana-1

2) Principais Gráficos:

a) Filtros por região, período e temas em destaque, como Aplicativos, Bandas, Casamentos, Cantoras, etc. Em 2014, por exemplo, os líderes das buscas por categoria foram o app Secret, a banda Malta, o casamento do Junior Lima e a cantora Anitta;

b) Além de temas, há buscas facilitadas para expressões, como: "O que é", "Por que". As buscas mais frenquentes em 2014 foram: "O que é Whatsapp" e "Por que sonhamos?".

3) Principais Pesquisas: com filtro por região e período;

4) Em alta no Youtube: também com filtro por região e período;

5) Especiais de final de ano: divididos por categorias.

2-Topsy

A ferramenta permite a busca por qualquer termo no Twitter. O Topsy consegue fazer um monitoramento geral ou procurar por tweets, links, fotos, vídeos e tweets de influenciadores. Além disso, filtra por período e idioma, com direito a gráfico de evolução e número de tweets sobre o assunto.

Você pode ainda selecionar três termos e fazer um comparativo do aumento e da diminuição das menções durante 1 mês, além de conferir o Top 100, 1000, 5000, 20000 de tweets com maior engajamento no momento.

Ana-2
3-Trend Maps
O Trend Maps mostra diretamente sobre o mapa as palavras com maior número de menções no Twitter, ou seja, os temas mais populares do momento por cidade, região e mundialmente. Mas para acessar mais detalhes, apenas com planos pagos.

ana 4
4- Viral Video Chart
O site serve para monitorar os vídeos com mais acessos do Facebook, Twitter e Blogs, de todos os tempo, do último ano, mês, semana ou do próprio dia. Há também filtros por algumas regiões do mundo.

Ana 3

5- trendwatching.com

O trendwatching é uma empresa que busca tendências de consumo pelo mundo, possuindo centenas de caça-tendências em mais de 90 países. Em seu site, oferecem relatórios grátis bastante completos, como tendências mundiais para 2015 por regiões do mundo e publicações mais pontuais, como novas maneiras de segmentação de consumidores e tendências em customer service.

ana 5
Conhece mais alguma ferramenta de monitoramento de tendências? Compartilhe nos comentários!

Ana Luiza Pandolfi, estrategista de Conteúdo na 55social.

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top