Alta disponibilidade garante campanha de doações do Teleton

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Basta um dos comunicadores mais populares do Brasil, Silvio Santos, entrar em cena e pedir contribuições para AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente durante o programa Teleton, que toda uma solução de alta disponibilidade para o gerenciamento de doações online (web+mobile) em tempo real é acionada, de forma a que as contribuições sejam realizadas de forma simples, rápidas e seguras.

Para isso foram implementadas pela S2IT aplicações web desenvolvidas em JAVA, ferramentas administrativas para o gerenciamento das doações, um novo site de arrecadações e uma infraestrutura mobile para receber doações via celulares e tablets.As cobranças podem ser realizadas por meio de cartões de crédito, débitos online ou boletos bancários. A solução permitiu também que os doadores compartilhassem nas redes sociais suas doações, a fim de fomentar mais donativos.

Após um ano de reestruturação, em 2010, a AACD já havia registrado um aumento de 10 vezes o número de arrecadações via internet em relação ao ano anterior. Comparando 2014 ao ano de 2009, o crescimento de arrecadações online foi de aproximadamente 14 vezes, sem interrupções no sistema. Todo gerenciamento das informações foi reestruturado, o controle das arrecadações passou de manual, via planilhas, para informatizado, com atualizações online, em tempo real. A expectativa para este ano é que o Teleton, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro, aumente as contribuições via site, além de incrementaras doações via mobile, tendência que cresce a cada ano.

"Nossa meta é garantir 100% de disponibilidade do sistema como temos mantido. É a oportunidade que temos para captar um recurso que faz a total diferença no orçamento ao longo do ano. Há três anos, baseados em estudos que apontavam o crescimento do uso de dispositivos mobiles (smartphones e tablets), a S2IT implantou o conceito de responsividade no site. Com este recurso, já em 2014, conseguimos atingir a marca de 50% dos acessos sendo feitos por estes dispositivos. Garantimos o direito de doar daquelas pessoas que assistem ao programa e não querem ligar seus computadores para realizar a doação. Hoje, elas realizam via celulares, smartphones e tablets, ou seja, abrimos novos canais para doações", acrescenta Victor Kaspar, gerente de TIC da  AACD.

Kaspar enfatiza ainda que a atual infraestrutura permite centralizar e consolidar as doações de outros canais (como os telefones 0800 e 0500) em uma única plataforma, gerar logs para controle e auditoria, ter acesso às informações de localidade das doações, além do suporte e monitoramento da solução (5X8, 24X7). "O modelo anterior gerava estresse na equipe de arrecadações, havia muito retrabalho. Precisávamos de exatidão das informações em tempo real, já que o evento é ao vivo e, a todo o momento, torna-se necessário saber se a meta foi atingida e se as arrecadações estão aumentando ou diminuindo", realça..

Ainda existe uma equipe de sustentação, monitoramento 24×7 para garantir a disponibilidade dos serviços no período de  pré-evento, evento e pós-evento. O departamento de TIC da AACD possui um canal direto de contato com o sistema de monitoramento que a S2IT utiliza, caso seja necessário, é realizado o disparo de  alertas, seja no formato de e-mails, ligações, SMS, Skype e WhatsApp, com reparos imediatos.

"Durante o Teleton, uma equipe é deslocada até o SBT e uma outra atende de forma remota situações pontuais.  Alguns gestores podem se perguntar: Por que uma base no SBT? Porque acreditamos que convivendo e participando do 'calor do evento', conseguimos entender as reais necessidades da AACD e atuar de forma antecipada, sem a necessidade de aguardarmos alguns alertas ou solicitações. Além disso, temos a chance de identificar oportunidades de melhoria baseado nas necessidades reais do evento e, com isso, garantir a melhoria continua do projeto", conclui  Renato Oliveira, diretor de operações da S2IT.

E o processo de melhoria continua a todo vapor. "Detalhes como mudanças de bonecos, inclusão de novos meios de pagamentos e bandeiras de cartões, monitoramento e captação da experiência do usuário, geram insumos para trabalharmos durante todo o ano seguinte, ou seja, a operação de 2015 já nos prepara para suprir as novas demandas de 2016", conclui Oliveira.

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