Inteligência Artificial moldará nosso futuro

0

Jogos de tabuleiro sempre foram considerados desafios para o desenvolvimento da inteligência artificial. Em particular, o xadrez sempre foi visto como um marco importante: seria possível algum dia um computador derrotar um humano? Bem, esse fato ocorreu em 1997 quando o supercomputador Deep Blue, desenvolvido pela IBM, venceu um match contra o campeão mundial Garry Kasparov, para muitos considerado o maior jogador de xadrez de todos os tempos. Mas o fato é que o Deep Blue não jogava como um humano. Analisava posições com "força bruta", identificando todas as possíveis variantes e calculando em grande velocidade. Uma pessoa não joga assim. Um bom jogador vê padrões, descarta possibilidades e pensa muitas vezes de forma intuitiva. De lá pra cá, softwares que jogam xadrez passaram a ser comuns, acessíveis e, reconhecidamente, com níveis técnicos superiores a todos os jogadores humanos da história.

Mas há um jogo clássico onde a "força bruta" e a mera capacidade de processamento não são suficientes para definir um ganhador. Se trata do Go. De origem milenar chinesa, as primeiras referências surgem há mais ou menos 2.500 anos, é um jogo no qual peças brancas e pretas (chamadas "pedras") são posicionadas em um tabuleiro de 19×19. Ele é estático, ou seja, quando as peças são posicionadas, não mais podem ser movidas. O objetivo é dominar, ao final da partida, o maior espaço (área) no tabuleiro. Quando um conjunto de pedras de uma determinada cor for completamente cercado por peças do oponente, elas são removidas do tabuleiro e aquela área passa a ser controlada por quem efetuou o cerco.

E o Go sempre foi um dos grandes objetivos perseguidos por aqueles que desenvolvem sistemas de inteligência artificial. Por que? Ao contrário do xadrez e de outros jogos, a quantidade de posições que podem ser geradas em uma partida de Go é tão grande que não é possível imaginar sistemas computacionais analisando todas as variantes cabíveis. Para se ter uma ideia, o número de possíveis posições em uma partida excede as estimativas que definem o número de átomos do universo!

Resumindo, é um jogo em que o processo de tomada de decisão é baseado, em muitos casos, em conceitos que nós chamamos de "intuição", e não, puramente, na análise lógica e na extrapolação de posições. Estimava-se que algoritmos jogadores de Go seriam capazes de vencer profissionais por volta de 2030, apesar dos investimentos em P&D associados ao seu dese: Googlenvolvimento, impulsionados, hoje em dia, principalmente por dois gigantes da tecnologia e Facebook.

Eis que, em 2016, a equipe do Google anunciou, por meio da publicação de um artigo na revista científica britânica Nature, que seu algoritmo AlphaGo foi capaz de derrotar, em um match, o campeão mundial de Go, o coreano Lee Sedol, também considerado por muitos o maior jogador da história. Trata-se de uma grande ruptura de paradigma, na qual, pela primeira vez, máquinas começam a ser capazes de avaliar situações e decidir utilizando características humanas – e, inclusive, errando em alguns casos!

A esse novo conceito estão associadas iniciativas como o Watson, algoritmos capazes de entender a linguagem natural humana (incluindo gírias, palavrões, entonações etc.) e que já atingem resultados notáveis. É o despertar da Inteligência Artificial, uma das grandes forças que irão moldar o nosso futuro.

Esses avanços serão determinantes no médio prazo para o processo que hoje começamos a chamar de "Quarta Revolução Industrial" e que envolve, sobretudo, a integração de elementos físico-digitais a processos produtivos e operacionais. Por isso, algumas empresas estão deixando de ser puramente fornecedores de tecnologia da informação e comunicação para também oferecer serviços complementares. Quando olhamos a partir da perspectiva de onde nos encontramos, Inteligência Artificial comercialmente disponível ainda parece algo distante. Mas tenho certeza de que em um horizonte de cinco a dez anos, sistemas inteligentes serão gradualmente incorporados às cadeias produtivas, gerando impactos econômicos, sociais e políticos, em âmbito global ainda difíceis de imaginar e avaliar.

O importante para as empresas é não perder de vista o objetivo de estar ao lado de seus clientes, com um entendimento claro das tendências de evolução tecnológica e a missão de ajudá-los nesses processos de transformação, sempre com uma postura pragmática, isenta e focada no negócio. Um grande desafio para todos nós. O futuro está bem mais perto do que parece.

Rodrigo Parreira, CEO da Logicalis Latin America.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.