A Oktoplus, solução para gestão e monitoramento de programas de fidelidade, e o Cventures PRIMUS – fundo de Venture Capital que investe em empreendimentos inovadores – acabam de fechar uma parceria para acelerar a expansão da companhia. Com o investimento, cujo valor não foi revelado, o fundo quer acelerar o desenvolvimento de novas funcionalidades para facilitar a forma com que os usuários se relacionam com programas de fidelidade.
A maioria das pessoas que juntam milhas reclamam da complexidade em controlar e entender as regras de todos os programas de fidelidade que participam. A solução da Oktoplus tem como objetivo atacar esses problemas e fazer com que a experiência de juntar e usar pontos seja mais agradável e simples. Segundo a consultoria norte-americana Colloquy, o mercado de programas de fidelidade nos EUA é avaliado em US$ 48 bilhões. Cada cidadão participa de aproximadamente 18 programas e a penetração na população é de aproximadamente 60%. No Brasil, de acordo com o levantamento de consultorias locais, estima-se que esta penetração seja de 10% a 15%.
"É um mercado que tem um grande potencial de crescimento no país. Somos pioneiros na América Latina e acreditamos que os programas de fidelidade têm potencial para atingir 20% de penetração na população nos próximos três anos", pontua Bruno Nissental, sócio da Oktoplus. Segundo ele, entre os principais programas das companhias aéreas, cerca de 19% dos pontos expiram, conclui.
Para Adonay Freitas, Analista de Investimento da Cventures, "a solução da Oktoplus facilita o processo de gestão e monitoramento dos pontos acumulados em todos programas de fidelidade do usuário em uma única plataforma de forma simples, aumentando o engajamento do usuário nos seus diversos programas de fidelidade,gerando benefícios e valor agregado tanto para os usuários quanto para os programas de fidelidade''.
A Oktoplus é uma solução gratuita para a gestão dos programas de fidelidade e pode ser utilizada via web ou via aplicativo (iOS/Android). O usuário conecta os programas que participa na ferramenta e consegue acompanhar a evolução do saldo de pontos,visualizar extrato e receber alertas de pontos a expirar com antecedência. A expectativa é chegar até o final do ano com mais de 40 programas de fidelidade de setores como telefonia, aviação, bancos, farmácias, postos de gasolina etc. "Nosso objetivo é fazer com que as pessoas enxerguem o valor dessa segunda moeda e tenham mais facilidade e prazer em juntar e usar seus pontos e milhas em produtos e serviços" ressalta Bruno Nissental.
A ferramenta também possui um buscador de passagens aéreas em milhas, que traz informações sobre voos de acordo com o destino e o local de partida. A diferença do buscador está na demonstração da precificação. A empresa apresenta a quantidade de milhas que o usuário necessita para resgatar as passagens e já faz a ligação com os programas de benefícios que acumulam milhagem. O usuário também pode criar alertas para ser notificado caso o valor em milhas de uma passagem esteja disponível para ser resgatada.