Tecnologias digitais atingem ponto de inflexão e exigem mudança na atitude dos CIOs, diz Gartner

    0

    Uma pesquisa do Gartner com mais de 2 mil CIOs em 41 países mostra que tecnologias digitais são prioridades em 2013, com destaque para Analytics e inteligência do negócio, tecnologias móveis e computação em nuvem (veja quadro).

    De acordo com os analistas do instituto de pesquisa, as organizações percebem, em média, apenas 43% do potencial de negócios da tecnologia. Este número tem que crescer para que a TI permaneça relevante em um mundo cada vez mais digital, alerta o Gartner.

    Os analistas do Gartnet afirmam que, ao longo dos últimos 18 meses, as tecnologias digitais – incluindo móveis, análise de big data, social e nuvem – atingiram um ponto de inflexão junto aos executivos das empresas, e que já não há escolha a não ser aumentar o potencial da tecnologia na organização.

    Isso, segundo eles, significa evoluir no que tange às estratégias de TI, prioridades e planos. Os especialistas alertam que os executivos de tecnologia da informação precisam abandonar velhas regras e adotar novos papéis e comportamentos. Só assim — eles salientam, as empresas poderão tirar proveito da plataforma que as tecnologias digitais oferecem para alcançar resultados.

    A pesquisa foi realizada no quarto trimestre de 2012. Os 2.053 CIOs ouvidos representam mais de US$ 230 bilhões em orçamentos de TI e 36 setores econômicos.

    Top 10 Prioridades dos CIOs em 2013

    Prioridades de negócios

    Prioridades tecnológicas

    Ranking

    Aumentar o crescimento da empresa Analytics e business intelligence

    1

    Obter resultados operacionais

    Tecnologias móveis

    2

    Reduzir custos empresariais

    Cloud computing (SaaS, IaaS, PaaS)

    3

    Atrair e reter novos clientes

    Tecnologias de colaboração (workflow)

    4

    Melhorar aplicações e infraestrutura de TI

    Modernização do legado

    5

    Criar novos produtos e serviços (inovação)

    Gestão de TI

    6

    Aumentar a eficiência

    CRM

    7

    Atrair e reter força de trabalho

    Virtualização

    8

    Implementar analytics e big data

    Segurança

    9

    Expandir para novos mercados e geografias

    Aplicações de ERP

    10

    SaaS = software as a service; IaaS = infrastructure as a service; PaaS = platform as a service
    Fonte: Gartner Executive Programs (Jan/2013)

     

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.