Customer experience: o cliente no centro das atenções

0

A expressão Customer Experience (também representada pela sigla (CX) pode não ser tão conhecida pela maioria das pessoas, mas ela faz muito mais parte do dia a dia corporativo do que se possa imaginar. Em linhas gerais, pode ser definida como o empoderamento da marca através da experiência do processo.

No entanto, nos últimos anos, é justamente essa experiência do cliente que tem se mostrado como um grande desafio para as empresas. Seja qual for o segmento da organização, elas têm percebido que, ao invés do produto em si, o sucesso do seu negócio está diretamente relacionado ao foco de quem atende.

Depois de qualquer interação com a empresa (online ou offline), o cliente tem a sua percepção – seja consciente ou subconsciente – sobre o produto ou serviço por ela oferecido. E, justamente por isso, ele – o cliente – deve ser sempre o centro das atenções.

Nesse contexto, é de extrema importância que as empresas fomentem entre os seus colaboradores uma mentalidade capaz de criar a melhor experiência para o cliente e, assim, se diferenciar dos seus concorrentes.

E são três os pilares para atingir esse objetivo. O primeiro deles está relacionado à dimunição do esforço feito pelo cliente durante a sua interação com a empresa, o segundo diz respeito à criação de um vínculo emocional das pessoas com a marca, fazendo com que ela fique em suas memórias. E, por fim, que os clientes tenham sempre os seus objetivos atingidos em todo o processo de interação.

A empresa deve reconhecer que a experiência do cliente não se baseia apenas nos pontos de contato entre os dois, nem deve estar concentrada apenas em momentos críticos de sua relação. É essencial que ela, a experiência, seja um impacto cumulativo das mais diversas formas de contato ao longo de toda a jornada vivenciada entre ambos.

Como todos sabemos, de algum tempo para cá, o advento da tecnologia e, sobretudo, das mídias sociais, tem facilitado interações cada vez mais rápidas e acessíveis entre empresas e clientes. O relacionamento não se resume apenas ao momento da compra. Ele é algo muito mais duradouro e importante para todos os envolvidos.

Algumas dicas são essenciais para quem deseja alcançar a excelência em Customer Experience:

Não apenas "escutar o cliente"

Aproveite toda e qualquer oportunidade que tiver para ouvir o seu cliente. Procure saber mais quais são os seus desejos, as suas aspirações. Fique sempre atento sobre absolutamente tudo, seja elogio ou reclamação. Isso ajuda a personalizar a experiência e aprimora a relação.

Ter compromisso

Sempre que estiver em contato com o cliente, ele sempre será o seu foco. Seja responsável, demonstre respeito e faça tudo para atender as suas demandas.

Conhecer profundamente o que oferece

Isso será de grande importância para o sucesso do relacionamento e diferenciá-lo dos concorrentes. Inovação é a palavra-chave para tornar memorável a interação com os clientes.

Problema bom é problema resolvido

Esse é o compromisso! Sempre que estiver em contato com o cliente, ele sempre será o seu foco. Seja responsável, empático, demonstre respeito e, acima de tudo, busque soluções.

Desenvolver laços emocionais

Transforme os clientes em fãs. Como? Use e abuse de carisma e seja leal em toda a jornada juntos. O cliente é único, humano e não existe distinção no tamanho do problema.

O CX deve ser pensado tanto como uma estratégia de longo prazo, como também deve envolver todos os setores e departamentos da companhia. Afinal, além de estreitar o relacionamento com o cliente, ele também tem por objetivo consolidar a relação de lealdade entre ambos.

Weverton Tabosa, coordenador de Customer Experience do pag!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.