Entre as corporações listadas no ranking Fortune 500 (F500), compilado anualmente pela revista homônima, 171 empresas, ou 34%, criaram e compartilharam publicamente conteúdo por meio de blogs corporativos. Esse percentual representa um salto em relação aos 23% e 28% registrados em 2011 e 2012, respectivamente (veja Quadro 1.)
A informação é de estudo do centro de pesquisas de marketing da University of Massachusetts Dartmouth. Os pesquisadores avaliam que desde o primeiro estudo, em 2008, o ranking influencia a adoção de blogs entre as grandes corporações listadas no F500.
Em 2013, quase 80% dos blogs das empresas do F500 mantiveram-se atualizados, receberam comentários e ofereceram recursos de feed RSS e de assinaturas.
Os analistas consideram que a adoção crescente dessa ferramenta madura de mídia social sinaliza entre as gigantes o retorno da conversa online em profundidade, do pensamento de liderança e do desenvolvimento de conteúdo público original.
Os dados apontam que as 171 empresas com blogs vêm de 58 dos 75 setores representados no estudo de 2013. O setor de telecomunicações destaca-se no uso de blogs, com 53% de suas empresas fazendo uso dessa ferramenta (Veja Quadro 2.)
Em contraste, apenas duas (13%) empresas do segmento de veículos automotores e indústria de peças blogaram em 2013. As indústrias sem blogs incluem as de tabaco, medicamentos, brinquedos e artigos esportivos.
Em 2013, duas das cinco maiores corporações (WalMart e Exxon) mantinham blogs. As outras três que não dispunham de blog no momento da pesquisa são Chevron, Phillips 66 e Berkshire Hathaway.
O estudo revela que 77% das empresas do F500 têm contas corporativas no Twitter (Veja Quadro 3), com ao menos um tweet nos últimos 30 dias, um aumento de 4% desde o ano passado.
As 387 empresas com contas do Twitter vêm de 72 dos 75 setores representados no F500. O destaque é para a indústria de bancos comerciais (94%), seguida de produtos alimentares para consumo (93%.)
Oito das 10 maiores empresas (Walmart, Exxon, Chevron, Phillips 66, Apple, General Motors, General Electric e Ford Motors) postam consistentemente em suas contas de Twitter.
No que se refere ao Facebook (Veja Quadro 4), as corporações com páginas oficiais representam 70% do F500. São 348 empresas de 72 dos 75 setores representados no índice da Fortune. Nove das 10 maiores empresas do F500 têm páginas no Facebook.
No ano passado, 115 empresas (23% do F500) não tinham nem conta no Twitter, nem presença no Facebook. Segundo os pesquisadores, esse número caiu para 84 (17%) em 2013.
Com informações do site Mediapost/Research Brief.
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