Febraban lança guia de Canais de Atendimento

0

A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN lança nesta terça-feira,23, o guia atualizado de Canais de Atendimento para informar e esclarecer o cliente sobre todas as opções de atendimento disponíveis para suas operações bancárias. O guia, disponível no site da entidade, traz informações sobre os canais digitais de atendimento, que têm ganho uma preferência cada vez maior dos clientes bancários, e, também, sobre como realizar transações bancárias e os serviços disponíveis em canais telefônicos e presenciais, como Centrais de Atendimento, agências e correspondentes.

As instruções do guia orientam o cliente, ainda, sobre o uso das centrais de atendimento, do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e das Ouvidorias. A publicação traz, também, um passo a passo para o pagamento de boletos e faturas vencidas pelo site do banco emissor, dicas de segurança, e link de acesso para uma lista completa de telefones dos bancos.

Além de todos esses canais, os bancos também contam com dois importantes serviços para facilitar a programação das contas: o Débito Automático, que pode ser utilizado para que os pagamentos sejam feitos no dia certo e de forma segura; e o Débito Direto Autorizado, quando o cliente recebe eletronicamente as informações contidas nos boletos para realizar os pagamentos pelos meios eletrônicos.

Canais digitais

Os bancos oferecem vários canais de atendimento para que o cliente possa fazer suas transações bancárias com segurança em qualquer lugar e em horários diferenciados. Os canais digitais são os preferidos pelos clientes para suas transações bancárias, conforme revelou a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2015. Segundo o levantamento, as operações feitas por internet banking e mobile banking ultrapassaram mais da metade do total no ano passado, atingindo 54%. Ao incluir também o POS (pontos de venda no comércio), o percentual sobe para 69%.

Acompanhando a consolidação do uso dos canais digitais pelos clientes, e no esforço para aperfeiçoar e facilitar o trabalho dos responsáveis pelo atendimento no setor bancário, os bancos têm feito expressivo investimento em tecnologia e automação (R$ 19 bilhões registrados em 2015). De acordo com a pesquisa, o internet banking foi o canal responsável pelo maior número de transações no ano passado, com 33% do total – o equivalente a 17,7 bilhões de operações bancárias.

Por meio do internet banking, é possível realizar operações como pagamentos de faturas, contas e tributos, consulta a saldo e extratos, transferências, aplicação e resgate de investimentos, recarga de celular, entre outros serviços.

O guia de Canais de Atendimento destaca que o cliente deve verificar com o seu banco qual é o procedimento para cadastrar a senha e utilizar todos os serviços disponíveis por este meio digital.

A maioria dos bancos oferece aplicativos para smartphones e tablets pelos quais o cliente também pode realizar operações como consultas a saldos e extratos, pagamentos de contas, transferências, entre outros serviços, com apenas um toque.

A Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária revelou a forte expansão registrada no ano passado pelo mobile banking, que registrou 11,2 bilhões de transações bancárias, um crescimento de 138% em relação a 2014, quando 4,7 bilhões de operações foram feitas pelos clientes.

Como forma de manter o cliente conectado com sua instituição bancária, os bancos também utilizam as redes sociais para interagir e esclarecer de seus clientes por meio de canais como Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram.

O caixa eletrônico também é um canal que permite realizar operações bancárias em qualquer dia da semana. Os ATMs são encontrados não só nas agências, como também em pontos espalhados pelas cidades como supermercados, shoppings e lojas de conveniência.

De acordo com a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2015, o número total de ATMs registrado no Brasil no ano passado foi de 178 mil. Por meio deste canal, os brasileiros fizeram 10 bilhões de operações no ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.