Estudo da Capgemini mostra efeito de vendas no varejo omni-channel sobre logística terceirizada

0

A Capgemini anuncia em parceria com a Universidade da Pensilvânia, a consultoria global de talentos Korn/Ferry International e a fornecedora global de soluções de logística para a cadeia de suprimentos Penske Logistics, os resultados do 19th Annual Third-Party Logistics de 2015, que analisa o mercado de serviços de logística e transporte terceirizados.

O relatório aponta que o relacionamento entre transportadoras e empresas de logística terceirizadas continua crescendo, com o surgimento de um cenário omni-channel no setor varejista. Como os consumidores estão em busca de oportunidades de compra sempre disponíveis, as empresas de varejo começaram a investir em tecnologia, recursos para a cadeia de suprimentos e estratégias de processamento de pedidos capazes de proporcionar uma experiência integrada em todos os canais de venda.

As transportadoras relatam que, devido a uma economia global inconsistente, 36% dos seus gastos com logística estão relacionados à terceirização, contra 44% no último ano. No entanto, 67% das transportadoras estão usando mais serviços de logística terceirizados este ano (72% em 2013). 53% das empresas estão reduzindo ou consolidando o número de prestadores de logística contratados.
Para quase um terço (32%) das empresas pesquisadas, o atendimento ao cliente é o principal elemento que as motivou a investir no conceito omni-channel.

O relatório, baseado nas respostas de mais de 770 transportadoras e provedoras de serviços de logística da América do Norte, Ásia Pacífico e América Latina, revelou que, apesar da importância da rede omni-channel ser bem compreendida, o conceito ainda está amadurecendo em termos de cadeia de suprimentos. Isso cria uma grande lacuna entre as expectativas do consumidor e as do setor varejista, fazendo com que os prestadores adotassem a postura de "esperar para ver o que acontece".

O atendimento ao cliente (32%), os níveis de serviço (23%) e os custos de transporte (11%) também foram mencionados como principais motivadores para adoção da abordagem omni-channel. No entanto, um terço dos pesquisados (33%) não está preparado para administrar esse tipo de venda. Apenas 2% dos pesquisados avaliaram que suas empresas têm um bom desempenho multicanal.

Metade dos pesquisados (50%) está testando ou investindo em novas estratégias de processamento de pedidos para possibilitar o crescimento da rede multicanal. Cerca de 16% dos entrevistados realiza ou considera efetuar entregas a partir de uma loja física, 15% faz ou planeja entregas aos domingos, 12% faz ou busca um tipo de entrega na qual um funcionário interno leva a mercadoria e 11% realiza entregas via lockers (armários localizados em locais como lojas de conveniência, que funcionam 24 horas, e liberam a mercadoria por meio de um código digitado no sistema).

"Considerando que os clientes continuam demandando mais das dos varejistas e, consequentemente, das companhias de logística terceirizadas, é provável que esse modelo evolua ainda mais. Se as empresas continuarem investindo de forma criativa em soluções de processamento de pedidos omni-channel e formarem novas parcerias, esses sistemas poderão alterar a forma como os fornecedores de serviços atuam", analisa o vice-presidente de Gestão da Cadeia de Suprimento da Capgemini Consulting, Shanton Wilcox.

Empresas terceirizadas planejam transformar seu modelo de negócios e buscam soluções de CRM baseadas na nuvem para administrar o relacionamento com os clientes
Tanto as transportadoras (75%), quanto as empresas de logística terceirizadas (77%) concordam que o setor poderia ganhar com sistemas personalizados de gestão do relacionamento com o cliente (CRM).

As companhias de logística se beneficiariam com a integração dos fluxos de trabalho e processos globais, promovendo visibilidade de nível executivo a líderes comerciais e identificando ineficiências e gargalos nas operações comerciais.

Já as transportadoras teriam vantagens com a disponibilização de informações em tempo real sobre visibilidade da remessa. Para 40% das transportadoras, o processo de licitação enfatiza se as empresas de logística terceirizadas utilizam ou não tecnologias de CRM adequadas.

A dependência cada vez maior dos varejistas de tecnologias que permitam a visualização das operações em tempo real fez com que transportadoras e empresas de logística investissem mais em formas de controlar o estoque (58%), software de planejamento dos recursos empresariais (54%), sistemas de gestão do transporte (54%), visibilidade da cadeia de suprimentos (43%), módulos complementares para sistemas de gestão do estoque (33%) e aplicativos de identificação por radiofrequência (21%).

Os investimentos também têm sido feitos em tecnologias que proporcionem a personalização e customização da compra, como aplicativos móveis (33%).

"Tecnologias móveis e de CRM podem gerar valor para as empresas de logística terceirizadas e seus clientes. O desafio será contratar executivos de venda mais experientes e produtivos, que assumam tais tecnologias", explica o professor de Gestão da Cadeia de Suprimento e diretor de Sistemas para Cadeia de Suprimento e de Desenvolvimento do Centro de Pesquisas sobre Cadeia de Suprimento do Smeal College of Business da Universidade da Pensilvânia, John Langley.

O México continua gerando oportunidades para empresas de manufatura e de logística terceirizadas
A ascensão do México como destino de manufatura nearshore se mantém em 2014, sendo que 40% das transportadoras que participaram do estudo afirmaram terem migrado algumas de suas operações para o país. Essas empresas estão trocando os EUA (55%), China (36%) e Canadá (9%) pelo México.

"A localização e os tratados de livre comércio têm incentivado companhias de manufatura a continuar investindo no país. Estamos no México há quase 20 anos e temos visto um ambiente de negócios favorável para o setor de logística a curto e longo prazos", pontua o presidente da Penske Logistic, Marc Althen.

As transportadoras que participaram do estudo mencionaram que o México oferece custos operacionais mais baixos, impostos e tarifas favoráveis, menor tempo de trânsito da carga e maior proximidade com as fontes de suprimentos. Os entrevistados também observaram que os principais desafios de negócio do país estão relacionados aos índices de criminalidade, segurança, infraestrutura e leis complexas.

A gestão estratégica da mão de obra será importante para o setor de serviços de logística terceirizado, que deve ser impactado pela escassez de profissionais.

O estudo revelou que 62,6% dos pesquisados estão tendo dificuldades para encontrar ou atrair o profissional certo e que a contratação de pessoas para a cadeia de suprimentos deve crescer mais do que de outras ocupações. Estima-se que 60 milhões de pessoas deixem o setor até 2015, e que 40 milhões preencham essa lacuna. Isso se deve às posições existentes e à rotatividade dos profissionais da área.

"As cadeias de suprimentos omni-channel em evolução estão levando esse modelo de negócio a sério e têm buscado formas de otimizar os serviços de logísticas terceirizados. Ampliar a gestão dos funcionários com o uso de ferramentas analíticas de planejamento pode ajudar a preparar a empresa para uma possível perda de talentos", afirma o especialista em Serviços de Logística e Transporte da Korn/Ferry International, Zack Deming.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.