Atrair talentos é a grande vocação das mídias sociais na área de gestão de pessoas, diz PwC

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    A atração de talentos é a principal tendência das mídias sociais quando se trata de gestão de pessoas. A constatação é de pesquisa realizada entre maio e junho de 2012 pela PricewaterhouseCoopers (PwC).Foram ouvidas 85 empresas em todo o Brasil.

    Denominado "O uso das mídias sociais na gestão de pessoas", o estudo investigou como as organizações aproveitam o poder das mídias sociais para articular e mobilizar pessoas, e como elas influenciam as práticas de gestão

    Os dados apontam que a atração de talentos obteve 90% das menções dos entrevistados, quando indagados sobre as principais tendências das plataformas de relacionamento em gestão de pessoas.

    Em seguida, vêm fortalecimento da marca (73% das menções), capacitação de talentos (56%), busca de parcerias (40%) e captação de recursos (38%).

    João Lins, sócio da PwC Brasil e  líder de gestão do capital humano, afirma que as oportunidades em mídias sociais estão claras, sobretudo nas áreas de gestão do conhecimento, desenvolvimento profissional e melhoria de performance.

    "A grande questão é saber administrar internamente os conflitos decorrentes do acesso a essas novas tecnologias para que elas possam facilitar o trabalho e gerar novas soluções para os negócios", diz ele.

    Entre outros achados, a pesquisa aponta que 61% dos entrevistados consideram alta ou muito alta a importância de investir em mídias sociais. Esses sites já são realidade em 67% das organizações brasileiras, e são usados predominantemente como ferramenta de marketing .

    Os analistas da PwC também constataram que apenas 51% das companhias autorizam o acesso às mídias sociais para todos os empregados. Os principais motivos para o bloqueio são receio de que os funcionários percam o foco e fiquem menos produtivos (69%) e questões ligadas a segurança da informação e privacidade (61%).

    Em torno de 61% das empresas pesquisadas têm política sobre o uso de mídias sociais, e 55% têm dificuldade para medir os benefícios decorrentes de sua utilização.

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