Governo brasileiro não aproveita recursos de interação do Twitter, aponta estudo

0

O Governo federal brasileiro não aproveita os recursos de interação do Twitter para dialogar com a população ou com os demais líderes da América Latina, segundo o  Twiplomacy, estudo anual da Burson-Marsteller que analisa a presença e a atividade de líderes globais no microblog.

De acordo com o estudo, todos os países da América do Sul, exceto Suriname, têm uma presença no Twitter. A maioria dos presidentes têm contas pessoais no microblog e comunicam-se entre si com frequência. Uma exceção é a presidenta do Brasil, Dilma Roussef.

Segundo o relatório, embora popular entre seus pares, Dilma Roussef mantém sua conta inativa desde que foi eleita, no fim de 2010.

A líder brasileira é apresentada como  "exemplo perfeito de como os líderes mundiais descobrem o  Twitter durante a campanha eleitoral e,em seguida, abandonam seus seguidores, uma vez eleitos."

Por outro lado, o Itamaraty é citado como exemplo do uso eficiente do Twitter pelas instituições públicas. O perfil é o mais conectado entre os ministérios das relações exteriores dos países América Latina, tem mais de 80.000 seguidores e publica conteúdo de interesse com frequência, além de compartilhar conteúdo em outros formatos, como fotos e posts no blog oficial.

Os resultados do estudo apontam que o Twitter se consolidou como uma ferramenta de integração política global e de relações diplomáticas, mas que o Brasil está perdendo uma excelente oportunidade de ampliar o diálogo com a população e seus parceiros internacionais.

"O Twitter é uma plataforma ágil e direta, utilizada utilizada ativamente por 19,2 milhões de brasileiros. As empresas já descobriram o poder e o alcance da ferramenta. Líderes em todo o mundo a utilizam para diálogo com cidadãos e contato com seus pares em outros países. É uma oportunidade para o governo brasileiro conversar com a população e com parceiros", diz Cely Carmo Giraldes, estrategista digital da Burson-Marsteller para a América Latina.

Entre os líderes latino-americanos presentes no Twitter, Rafael Correa, do Equador, é o que mais interage com seus seguidores. Em torno de 83% de todos os tweets de Correa são respostas a mensagens de outros usuários do Twitter.

O relatório revela, ainda, que a presidenta argentina Cristina Fernández de Kirchner é a mais seguida entre os líderes da América Latina, com mais de 2,1 milhões de seguidores.

Já a conta governamental considerada mais prolífica na região é a que pertence à administração presidencial da Venezuela, com mais de 41 tweets por dia, em média.

Em termos globais, o estudo mostra que 77% dos líderes têm um perfil na rede social e 68% estão conectados com outros chefes de estado e perfis oficiais mundiais.

O "Twiplomacy" analisou 505 perfis de 153 países diferentes. O presidente americano Barack Obama é o líder mais seguido no Twitter, com 33 milhões de seguidores.

Em segundo lugar está Papa Francisco, que é seguido por sete milhões de pessoas em seus nove perfis em idiomas diferentes. Os Tweets do Papa são retuitados, em média, 11.000 vezes, fazendo do pontífice o líder global mais influente da rede social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.