Como o Inbound Marketing pode ser a solução para alavancar seu negócio

0

O conceito de Inbound Marketing vem crescendo no Brasil mas, mesmo com essa aceleração, ainda existem muitas pessoas e empresas que não têm o real conhecimento de todas as métricas utilizadas. Se comparado a empresas dos Estados Unidos, por exemplo, vemos que o conhecimento é muito mais difundido, porque o conceito já existe há mais tempo.

Segundo uma pesquisa feita pela Rock Content, 69% das empresas no Brasil já utilizam o Inbound Marketing, porém muitas vezes não sua metodologia completa. No país, ainda há um baixo uso e conhecimento das diferentes plataformas disponíveis para disseminar o conteúdo e captar novos leads, mas esse cenário está mudando e o Inbound ganha cada vez mais espaço no mercado.

O "marketing de atração" tem como base desenvolver e promover conteúdo para determinado público-alvo, visando conquistar, atrair e fidelizar clientes, ao invés de somente comprá-los. Por isso, costumo dizer que o desenvolvimento se baseia em uma boa estratégia focada em resultados.

Nos últimos anos, o marketing eficaz está parecendo cada vez menos com um alerta (que distrai) e mais com um ímã (que atrai). Os consumidores querem ter acesso a informação e não serem interrompidos cada vez que um anúncio é veiculado. As empresas que souberem produzir o melhor conteúdo e arranjarem formas de disseminar a informação, consequentemente atrairão mais públicos, fecharão mais negócios e conquistarão mais fãs.

A metodologia do Inbound é um processo no qual seu potencial cliente passa por diversas fases e transformações. Em minhas palestras digo sempre que existem 4 etapas importantes para que o Inbound Marketing funcione, são elas: atrair o usuário por meio de conteúdo de qualidade até que ele se torne um visitante, após isso é necessário convertê-lo em lead por meio de landing pages ou formulários para então gerar um relacionamento até que ele feche a compra com sua empresa.

Engana-se quem pensa que o Inbound termina após a compra efetuada. Na quarta etapa, posteriormente à conversão de um lead em cliente, é hora de transformá-lo em um promotor da sua marca. Isso faz com que eles façam mais negócios e sejam, em geral, mais satisfeitos com a empresa.

Para concluir podemos dizer que o Inbound Marketing é sim a "bola da vez", mas que não é tão simples quanto algumas pessoas pensam. É preciso análise, planejamento e conhecimento de seu público-alvo para gerar mensagens que possam impactar positivamente seu negócio.

Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.