Varejistas ainda testam resposta do consumidor móvel, diz Forrester

    0

    Não é difícil perceber a revolução móvel em andamento, mas os varejistas ainda estão se adaptando ao mar de mudanças que o celular vem provocando no comportamento de compra dos consumidores – e, portanto, nas iniciativas e no marketing das empresas.

    Por conta disso, os orçamentos para marketing móvel este ano não passam de 3,9% do total de verbas para marketing interativo no varejo. Isso sugere uma estratégia de testar e medir a resposta do consumidor.

    A constatação é do estudo State of Retailing Online, realizado pela empresa de pesquisa Forrester Research junto a companhias norte-americanas.

    Segundo o vice-presidente e principal analista da Forrester, Sucharita Mulpuru, as empresas se mostram apreensivas quanto a se comprometer com orçamentos maiores para publicidade e comércio móvel porque o comportamento do consumidor e o cenário dos dispositivos estão mudando muito rapidamente.

    "E-commerce em desktops e laptops levou tempo também. Mas a expectativa é que, futuramente, os varejistas aumentem seus orçamentos de marketing móvel para lidar com o fato de que o canal móvel tem aspectos únicos – como mensagens disparadas com base em localização — que podem ser formas atraentes para conexão com clientes", diz.

    O estudo conclui que a busca e o e-mail ainda são "reis" entre os varejistas. Oito em cada 10 dizem que essas ferramentas são os dois principais condutores de tráfego de web de uma empresa a partir de smartphones ou tablets. Eles relatam que, em média, 20% dos e-mails abertos em uma determinada campanha são abertos em dispositivo móvel.

    Outra constatação é que o código QR (QR code) ganha popularidade como ferramenta de marketing móvel entre varejistas de todos os portes.  Três quartos (75%) dizem que agora oferecem aos clientes a tecnologia 2D e outras opções de escaneamento de código de barras.

    Para as empresas com menos de US$ 10 milhões e mais de US$ 100 milhões em vendas anuais online, os códigos QR posicionam-se como ferramenta de marketing móvel líder em termos de uso. Já entre varejistas de médio porte, o e-mail móvel lidera, seguido do código QR.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.