Oracle usa big data para analisar reações de torcedores nas redes sociais durante a final de França e Croácia

0

A festa futebolística mais esperada do ano durou quase um mês, deixando centenas de milhares de comentários nas redes sociais, especialmente durante o último embate entre França e Croácia, em 15 de julho. Usando a ferramenta Oracle Social Relationship Management (SRM) e as soluções de big data, a Oracle analisou os comentários para saber o que as pessoas estavam comentando.

Os seguidores da equipe francesa foram os mais ativos a ponto de, para cada mensagem compartilhada pelos croatas durante a final, enviarem mais de 220 mensagens nas redes sociais.

A hashtag mais usada foi #FiersdetreBleus (Orgulho de ser azul), referindo-se à cor da camisa do time francês, enquanto os croatas apoiaram sua seleção com #CRO, referindo-se ao seu país.

O Twitter foi a rede social mais usada pelos seguidores da equipe francesa, com 97% de todas as mensagens registradas, enquanto o Instagram foi o favorito dos fãs croatas, com 71% do total.

As mulheres croatas foram mais ativas, representando 42% do total de mensagens enviadas sobre essa seleção, enquanto as francesas contribuíram com 38% dos comentários nas redes sociais.

Ao traduzir a língua croata, as palavras mais utilizadas foram o Orgulho Croata, Croácia, final, futebol, lutar e campeonatos. Os franceses, em sua língua nativa, usaram termos como ganhar, exterminado, magnífico, grande e todos.

Países como Rússia, Alemanha, Estados Unidos e Bósnia-Herzegovina encorajaram a equipe croata com palavras em seu idioma, ao passo que o apoio em francês foi manifestado por Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, México e Brasil.

As redes sociais dizem muito sobre as pessoas – não apenas sobre seus gostos e preferências, mas também sobre o que estão procurando. Portanto, as empresas que conseguem analisá-las e desenvolver estratégias assertivas, baseadas em informações, são aquelas que têm uma vantagem sobre a concorrência.

O Oracle Social Relationship Management (SRM) permite descobrir, analisar e responder mensagens. Ele também permite avaliar o impacto de campanhas e tomar as ações necessárias no momento certo e não quando já for tarde demais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.