Pesquisa aponta que 66% das reclamações com prestadores de serviços são relacionadas ao agendamento

0

Muitas empresas que oferecem serviços de entrega, instalações e de atendimento ao cliente, contam com companhias terceirizadas para a execução in loco deste trabalho. Geralmente esses trabalhadores em campo são a única interface com o cliente e são essenciais para o aprimoramento do negócio. Além disso, o fortalecimento do papel do consumidor está ocasionando uma demanda crescente por empresas capazes de oferecer uma experiência consistente, independentemente de quem quer que esteja na ponta desta cadeia, fornecendo o serviço.

Dados  de uma pesquisa recente da ClickSoftware realizada junto a mais de 200 organizações aponta que as parcerias entre estas empresas e seus fornecedores de serviços não são tão sólidas quanto se gostaria, e a maioria dos serviços prestados mais enfraquece a reputação das companhias do que contribui para o seu aprimoramento, além de significar custos adicionais ano a ano. A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos e contemplou tomadores de decisão, diretores e gerentes de serviços terceirizados dos segmentos de manufatura, serviços domiciliares, varejo, energia, gás e saneamento básico.

As principais causas de insatisfação dos clientes são principalmente as falhas de comunicação e a baixa qualidade do serviço. Estas falhas situam-se nos dois extremos do espectro da prestação de serviços. No estudo, 89% dos gestores das empresas ouvidas enfatizam que as suas fornecedoras terceirizadas deveriam ser mais transparentes e comunicativas, para que o negócio como um todo seja bem sucedido. Ao mesmo tempo, muitos indicadores de desempenho não estão sendo medidos regularmente pelas companhias em função justamente da falta de visibilidade sobre o dia a dia dos funcionários em campo de suas fornecedoras terceirizadas.

87% das companhias ouvidas concordam que haveria menos reclamações de clientes se elas utilizassem algum tipo de solução que ajudasse a aumentar a visibilidade, o controle e a comunicação tanto do fornecedor quanto do subfornecedor. Por isso, 4 em cada 5 dos executivos responsáveis pelo gerenciamento de fornecedores estão à procura de uma ferramenta para monitorar seus prestadores de serviços.

Os principais resultados desta pesquisa ClickSoftware sinalizam que:

  • As empresas prestadoras de serviço são embaixadoras da marca: 92% das empresas pesquisadas concordam que o desempenho das terceirizadas durante um serviço de atendimento ao cliente é tão importante na manutenção e melhoria do negócio como o próprio marketing. 80% das companhias entrevistadas acredita que uma performance fraca por parte dos fornecedores impacta negativamente em suas marcas.
  • Meu tempo é valioso: A maioria das reclamações sobre as empresas prestadoras de serviço (66%) nos últimos seis meses foi relacionada a questões de agendamento. Não somente atrasos, mas também chegadas antecipadas que causam frustração ao cliente, retorno da visita e compromissos perdidos. Um terço das queixas (38%) surge a partir do atraso dos técnicos em campo. Ao mesmo tempo em que as empresas percebem que isto é um grave problema, contraditoriamente não medem de forma consistente questões associadas a este agendamento (quase metade dos gestores das terceirizadas, 45%, faz esta afirmação).
  • Compromissos perdidos e baixa qualidade ferem a reputação da empresa e aumentam os custos: O estudo levantou que 21% dos compromissos dos funcionários terceirizados resulta de retorno ou repetição de visitas. Apesar da maioria das empresas afirmar se preocupar em enviar o profissional com a habilidade mais adequada para cada chamada específica.
  • O mau atendimento das empresas terceirizadas impactam o resultado: Os custos do mau desempenho dos fornecedores estão aumentando ano a ano e, de acordo com os entrevistados, está impactando o lucro de muitas empresas. O estudo aponta que 66% das empresas acreditam que a maioria dos custos associados com a repetição do trabalho é em grande parte relacionada à má performance das empresas terceirizadas. Mais de um terço de todas as reclamações dos clientes são sobre serviços realizados por fornecedores/subfornecedores, que se traduzem em oito reclamações por cliente/ano. Por isso os contratantes valorizam a qualidade do trabalho, a satisfação/feedback do cliente, a pontualidade e até mesmo o tempo gasto para concluir o serviço, quando contratam fornecedores terceirizados.

"Os resultados da pesquisa demonstram que as empresas que utilizam terceirizados para serviços em campo estão buscando novos métodos para otimizar a gestão do fluxo de trabalho desses fornecedores, para maior aderência a acordos de níveis de serviço, melhorar a atuação in loco e ter melhor visibilidade sobre o processo de prestação de serviços", diz Stephen Timms, presidente das Américas da ClickSoftware.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.