Tecnologia australiana permite acompanhar jogos olímpicos em 3D

0

Durante as Olimpíadas do Rio, fãs de esportes outdoor como ciclismo de estrada, maratona e triatlo poderão conhecer o percurso dos atletas em vídeos de realidade aumentada. A versão 3D das rotas que serão percorridas pelos atletas durante as competições foi criada pela startup australiana Doarama e traz ao público dados como velocidade, altitude e relevo, para que ele próprio vivencie a experiência do esportista. Criada em 2013, a plataforma é fruto da parceria do ator hollywoodiano Chris Cooper, que queria visualizar em 3D suas corridas de bicicleta, e a Data61, braço da CSIRO, órgão nacional de pesquisas cientificas da Austrália. A empresa fez sucesso durante o Tour da França deste ano, inovando a maneira de acompanhar competições esportivas.

O software Doarama foi desenvolvido com foco em atividades terrestres que requerem  do praticante  noção do terreno, obstáculos, entre outras variáveis que interferem na prova.  Para o engenheiro de software da Data61, Pete Field, responsável pelo desenvolvimento do programa, o uso da plataforma para acompanhar esportes outdoor e radicais é apenas uma das utilidades da Doarama. "Praticantes de wingsuit, paraquedas e parapente, além de compartilhar vídeos em 3D de suas aventuras, utilizam a plataforma para  reunir dados estatísticos e melhorar seu desempenho". Versátil, a ferramenta também começou a ser utilizada por pesquisadores para acompanhar a rota de imigração de algumas espécies de pássaros.

Atualmente são mais de 800 mil vídeos disponíveis no site da Doarama e diversas modalidades que dão ao público a possibilidade de participar das experiências vivenciadas pelos esportistas. "Todo conteúdo gerado é interativo, os espectadores podem mover o vídeo para ver melhor o terreno. Organizadores de grandes eventos esportivos e atletas podem utilizar os dados para um melhor preparo ou treino. São várias as possibilidades. E isso tudo disponível on-line, compartilhado nas redes sociais", ressalta Fields.

De maneira prática, os vídeos são gerados a partir do upload das rotas de GPS salvas durante a atividade (isso pode ser feito em alguns app´s específicos para esportes). Depois de pronto, o conteúdo fica salvo no site e é possível compartilhar nas redes sociais ou até mesmo disponibilizá-lo em outro website.

Os trajetos das competições olímpicas estão disponíveis no site da Doarama e mostram detalhes do percurso como terreno, altitude, relevo, distância e o tempo médio que deve ser percorrido pelo atleta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.