Mídia programática: um caminho sem volta e cheio de oportunidades para os profissionais de TI

0

Há anos, quando eu comecei a trabalhar com meios digitais, mais precisamente Comércio Eletrônico, os profissionais de marketing tradicional ficavam perplexos com meu conhecimento em TI, programação e telecom. Foi nessa época que eu decidi que era preciso criar cursos que ajudassem os profissionais e futuros profissionais a entender a natureza interdisciplinar dos meios digitais.

Nesses 21 anos de trabalho pude assistir uma grande transformação.  De um universo de pessoas que aprenderam através da experiência e livros o que era a Internet, para pessoas especializadas em um único canal digital, que fizeram certificações online, seguindo blogs, assistindo webinars e indo a encontros presenciais para fazer network.

Nesses anos todos, entretanto, foram raras as vezes que pude ver o pessoal de TI e Ciências da Computação envolvidos de forma mais intensa nessas mesmas conversas, cursos e eventos. Não que esses profissionais não estejam nesses ambientes, mas são mais raros. O interessante é que os presentes nesse universo, antes circunscrito ao povo de marketing e publicidade, são expoentes no que fazem. Por que?  Se há uma coisa que as escolas de engenharia trazem de positivo é a visão analítica, o conhecimento de estatística, o uso avançado de Excel, entre outras ferramentas.

Acontece que até mesmo o marketing digital mudou. Se antes trazia a marca da publicidade tradicional, com suas medidas de sucesso e métricas mais soft (ex.: Brand Awareness), hoje é necessário apresentar análises de Retorno sobre Investimento, custos de aquisição de clientes versus resultados de vendas muito mais apurados. Isso resulta numa visão analítica mais aguda, rápida e eficiente.  E esse universo de marketing programático traz muitas oportunidades aos profissionais de tecnologia.

Marketing Programático refere-se à toda transação automatizada de comunicação com o prospects e clientes de uma empresa. No caso específico da publicidade, refere-se ao uso de ferramentas capazes de otimizar informações para compra de espaços publicitários no mercado. Portanto, o marketing programático exige: conhecimento técnico, visão analítica e conhecimentos de marketing e comunicação digital.

Aqueles que já são profissionais de tecnologia dentro de grandes empresas devem estar percebendo que o marketing, principalmente o digital, está demandando mais de vocês. Ousaria dizer: demandando mais proximidade. Uma das coisas que tenho aconselhado aos meus alunos e colegas é: façam sempre reuniões de trabalho interdisciplinares!  Não adianta ter ideias fantásticas impossíveis de execução a curto prazo. Na maior parte das vezes, ao chamarem o TI desde o início das conversações, é possível criar um roadmap que sai de uma situação inicial para a ideal.  Veja o caso dos apps!  Eles estão sempre em Beta, sendo atualizados e incluindo melhorias aos poucos.

Preparando os profissionais e futuros profissionais para as oportunidades no mercado de programática, trouxemos ao Brasil o New Marketing Institute, que promove cursos, certificações e webinars o ano todo. A mídia programática é um caminho sem volta. Abra os olhos para essa nova oportunidade. Renove-se e seja o profissional que as empresas sonham em ter.

Amyris Fernandez, diretora de Educação e Formação da MediaMath Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.