Startup Escola em Movimento dobra de tamanho em 2018 e faz integração com ERPs

0

A Escola em Movimento – startup que desenvolve aplicativos de comunicação para instituições de ensino – encerrou o ano de 2018 mais que dobrando o número de instituições de ensino atendidas em todo o Brasil. A empresa passou de 420 escolas em 2017 (240 mil alunos) para 850 no ano passado (450 mil alunos) e oferece a partir do início deste ano novas modalidades de atuação.

"Este crescimento nos possibilitou atingir a liderança entre startups do segmento de comunicação entre pais e escolas. Celebramos mais essa etapa em nosso processo de consolidação no mercado nacional, não só pelo número de alunos conquistados, mas também por alcançarmos os patamares estratégicos esperados, como a aquisição da Pertoo (empresa do mesmo segmento) e a integração do nosso sistema com diversos ERPs do mercado, entre eles a Wpensar e TOTVS", analisa Guilherme Rocha, CEO da Escola em Movimento.

Entram na carteira de clientes, por exemplo, importantes escolas como o tradicional colégio São Luís em São Paulo;colégios Bahiense e Pentágono no Rio de Janeiro; Rede DAMAS no Nordeste/ colégio Magnum Agostiniano em Minas Gerais e colégio Galois no Distrito Federal.

A iniciativa da Escola em Movimento para o início deste ano é uma solução de pagamentos, que permite o recebimento de valores como o pagamento de taxas extras, excursões, materiais e festas, entre outros. "A solução Meio de Pagamentos traz mais comodidade para a família, que pode realizar os pagamentos através do aplicativo e também para as escolas, que adquirem um mecanismo simples e seguro para organizar ainda mais seu dia a dia", destaca Leonardo de Araújo Silva, CMO da Escola em Movimento.

Integração com a TOTVS

A startup recentemente desenvolveu para o colégio Galois de Brasília um plugin de integração que permite que as informações do sistema TOTVS da escola sejam disponibilizadas em seu aplicativo. A integração permite, por exemplo, que a administração da escola compartilhe dados cadastrais de turmas, usuários e alunos e faça o compartilhamento de dados acadêmicos e financeiros como notas, faltas, cobranças com os pais. Esta tecnologia de integração já está disponível para qualquer escola do país que utilize o sistema acadêmico TOTVS RM Classis, a partir da versão 12.19.

"A integração da Escola em Movimento com o TOTVS vai facilitar muito a nossa interação com os pais. Agora, em um único local, enviamos comunicados, informações diárias dos alunos e temos toda a parte acadêmica na palma da mão dos pais", analisa Marçal Freire, Gerente de TI do colégio Galois.

Outros ERPs do mercado

No ano passado, a Escola em Movimento anunciou uma parceria com a Wpensar – desenvolvedora de sistemas para gestão escolar – integrando suas plataformas tecnológicas com o objetivo de facilitar e oferecer mais recursos às escolas. A parceria atende mais de 42 escolas e 20 mil alunos. Assim como a integração com a TOTVS, os dados cadastrais dos pais, alunos e colaboradores foram incorporados pela agenda digital da Escola em Movimento além de disponibilizar ferramentas fundamentais para a gestão acadêmica das instituições de ensino.

Além da WPensar, a Escola em Movimento vem estabelecendo parceria com outros importantes players do segmento de sistemas de gestão, entre eles ActiveSoft, SPONTE e Sophia.

Aporte de Venture Capital

Em 2018, a Escola em Movimento recebeu um investimento de um fundo de venture capital de R$ 2 milhões gerido pela Cedro Capital, com o objetivo de desenvolver e acelerar o negócio.

Segundo Leonardo de Araújo Silva, a Cedro Capital, por meio do fundo, identificou o imenso potencial do mercado de tecnologia para a educação e valorizou a inovação oferecida pela empresa. "As agendas de papel foram usadas por muito tempo. Mas ali existia uma limitação natural na comunicação. Com o uso da tecnologia, a escola criou um novo canal de comunicação com a família. Ela passou a se abrir mais para o diálogo e para parceria com os responsáveis na educação dos alunos. Isso agrega um valor difícil até de ser mensurado", explica.

Atualmente, por meio da plataforma tecnológica da Escola em Movimento, as instituições de ensino podem enviar mensagens de texto, fotos, vídeos e demais arquivos para os usuários. É possível agendar eventos, criar canais de atendimento personalizados, ter estatísticas completas sobre o uso e gerir toda a comunicação pela ferramenta. Entre outras funcionalidades, em 2017, incorporou ao produto a inovação da solução "Estou Chegando", em que a escola é notificada pelo app da chegada dos pais, evitando assim o engarrafamento na saída dos alunos.

A Escola em Movimento foi fundada em 2013, com foco no desenvolvimento de soluções para comunicação entre alunos, pais e colaboradores de escolas do ensino infantil, fundamental, médio e superior. A solução da empresa substitui a antiga agenda escolar, transformando-a em uma ferramenta versátil de comunicação através de smartphones, tablets e/ou web.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.