Ouvidoria no app é avanço que chegou para ficar

0

O avanço da tecnologia mudou as vidas de todos os habitantes do planeta, mesmo daqueles que não tenham acesso direto a ela, em longínquos rincões do mundo. Na retaguarda e na linha de frente de todos os serviços voltados para coletividades – água, luz, gás, telefonia, conta-corrente, transportes, segurança, moradia, saúde, educação – há expressiva e relevante infraestrutura tecnológica. Nas ouvidorias, a tecnologia é vital e se desenvolve com aplicativos e outras formas de acesso.

Na Ouvidoria de Santos (SP), por exemplo, perto da metade dos registros é feita por meios digitais. A quase 2.400 km de distância, a Ouvidoria Municipal de Imperatriz (MA) amplia atendimento com o uso do WhatsApp. E o aplicativo MT Cidadão facilita o contato com a Ouvidoria do Governo do Mato Grosso. O que também ocorre com a Ouvidoria da Prefeitura de Blumenau (SC).

O atendimento da Prefeitura de São Paulo pode ser feito pelo app SP156. E é o protocolo recebido para estas demandas que deve ser apresentado se o munícipe decida acionar a Ouvidoria Geral do Município, o que pode ser feito no Portal SP 156.

Certamente, as ouvidorias migrarão, cada vez mais, para as telas dos smartphone e outros dispositivos móveis. Da mesma forma que todo o sistema de ouvidoria costuma ser organizado por meio de softwares que abrem a solicitação, com formulários para registrá-la e arquivo do que foi solicitado. Ao final, enviam a resposta ao consumidor.

Cabe aqui destacar que algumas ouvidorias exigem o protocolo do contato com o SAC.

As ouvidorias multiplicam, desta forma, sua capacidade de atendimento. É uma aplicação da tecnologia a serviço da cidadania e dos direitos do consumidor. E as demandas à ouvidoria são excelentes indicadores das melhorias que os clientes (públicos ou privados) esperam dos governos e das empresas.

Uma consultoria viva, direta, sem intermediários, que aponta para os necessários ajustes em práticas e processos.

O papel do ouvidor continuará sendo essencial para que o acesso mais facilitado seja acompanhado de agilidade e empenho na solução das demandas, e no aperfeiçoamento da gestão.

Como sempre enfatizo, por enquanto o instituto da ouvidoria conquista muito mais espaço na área pública, inclusive nas atividades reguladas, como energia, telecomunicações, saúde, finanças etc. Nas empresas privadas não reguladas, ainda há baixa adesão a ouvidorias, o que é inexplicável, pelos benefícios que traria aos clientes e às próprias organizações.

Com as facilidades que a tecnologia apresenta, e o fato de que quase todos os brasileiros têm um celular conectado à Internet, não há mais desculpas para adiar a oferta deste canal de comunicação.

Maria Inês Fornazaro, presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.