Brasileiros consideram aplicativos tão importantes como comer, beber e respirar

0

Qual a importância dos aplicativos em nossas vidas? Será que podem ser considerados mais importantes do que comer e beber? Ou tão importantes quanto a luz do Sol ou estar com nossas famílias? De acordo com os resultados do Relatório de Inteligência de Aplicativos da A10 Networks – AIR, aplicativos pessoais e profissionais estão tão integrados em nossas vidas que muitas pessoas ao redor do mundo acreditam que é impossível e até fisicamente desconfortável viver sem eles, comparando sua importância às necessidades básicas dos seres humanos como comer, beber, respirar e socializar.

Para o levantamento, foram entrevistadas mais de 2000 pessoas entre profissionais de negócios e TI de companhias de variados setores em 10 países, que representam algumas das maiores economias e possuem o maior crescimento da adoção de tecnologias, incluindo, além do Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.

A pesquisa AIR utilizou uma abordagem simples para examinar os lados humanos e culturais das tendências tecnológicas, especialmente, a interação das pessoas com aplicativos e as implicações crescentes de segurança da informação que impactam as vidas pessoais e profissionais.

Algumas das principais revelações da pesquisa apontam que 58% dos brasileiros acreditam que aplicativos são igualmente importantes ou tão importantes como água, comida e moradia, frente a uma média global de 49%.
Quando perguntados sobre sua dependência dos aplicativos, 96% dos brasileiros respondeu que não pode viver sem eles ou que até conseguiriam, mas isso seria um grande esforço. A média mundial também é elevada, de 84%.

Os brasileiros ainda responderam que preferem perder as calças e as chaves do carro do que perder seu smartphone, ficando atrás apenas dos chineses e sul coreanos, quanto ao desespero de perder o dispositivo.

Mesmo com toda esta dependência, o brasileiro só se preocupa com a segurança da informação na hora de baixar e instalar aplicativos – 86% concordam que há riscos, acima da média mundial de 83%. Depois desta etapa, dois entre três brasileiros colocam sua confiança de que de desenvolvedores e o departamento de TI de suas empresas irá cuidar da segurança dos seus dispositivos contra criminosos virtuais.

Quando perguntados sobre serem possíveis vítimas de ciberataques, 29% responderam que "Apenas tentam não pensar sobre isso" e 50% confiam nos fabricantes, empresas, desenvolvedores e equipe de TI para mantê-los seguros. O brasileiro também se comporta mal no que se refere às senhas – 44% usam o mesmo código de acesso para todos ou a maioria de seus apps, comparada à média global de 40% no restante dos países.

Entender a dependência de aplicativos em nossas vidas levanta questões sobre a preocupação que colocamos na segurança de nossas informações pessoais e a importância de considerarmos o uso de aplicativos em dispositivos e redes corporativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.