O que não é digital tende a desaparecer

0

A tecnologia, de fato, se tornou fundamental na vida das pessoas, não somente para o trabalho, mas também na relação com a família e amigos. No universo corporativo, qualquer empresa que não se adaptar para as novas tecnologias tende a desaparecer. A princípio, essa afirmação pode parecer apocalíptica ou determinista, mas não é o que os fatos têm apontado.

Na prática, podemos pensar nas lojas locais que, graças à uma página na web ou redes sociais, podem aumentar a sua exposição e número de vendas, que antes não eram alcançadas apenas com um endereço físico. Isso tem acontecido bastante com flores, por exemplo, que podem ser encontradas e entregues em qualquer lugar do mundo, por meio de pedidos on-line.

Se te perguntarem qual a melhor empresa de telefonia do mundo, qual seria a sua resposta? Certamente passou alguma operadora de celular pela sua cabeça, porém não tenho dúvidas de que o Skype revolucionou a forma como nos comunicamos hoje. Basta estar conectado a uma boa internet que é possível falar gratuitamente com qualquer lugar do mundo. Os Estados Unidos levaram 10 anos para que 50% da população tivesse um aparelho celular. O Facebook levou 8 anos para ter um bilhão de usuários e o Farmville atingiu 100 milhões de usuários em 45 dias. Às vezes, existem certa diferença e tendência tecnológica.

O mundo digital está em uma expansão tão vantajosa que já chegamos ao ponto em que a internet não limita mais os trabalhadores a procurarem emprego apenas na região onde moram. Trabalhando como freelancer, por exemplo, podem-se quebrar as fronteiras e uma pessoa do Brasil ser contratada por uma empresa do Canadá, sem nem sair de casa para isso. Assim, a internacionalização do trabalho acontece pelos canais de empregos online.

As profissões estão agregando o mundo digital na forma de trabalhar. Um designer gráfico, há 15 anos, precisava fazer seus projetos à mão livre, hoje existem centenas de programas que facilitam e diminuem o tempo de entrega de um "job". Propaganda e marketing também mudaram sua forma de ganhar clientes e atingir as pessoas. O que antes era canalizado em outdoors, atualmente é feito pela internet, direcionando exatamente para o público que a empresa quer impactar.

O que ainda falta é treinamento e capacitação. O mercado ainda precisa treinar, estudar e aprender com o mundo digital a usar a tecnologia no dia a dia. Assim, todo nosso cotidiano pode ser otimizado e tender ao desaparecimento.

Sebástian Siseles, diretor do Freelancer para a América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.