No Brasil, 60% do mercado de serviços financeiros móveis ainda estão inexplorados

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A Amdocs apresentou uma pesquisa inédita sobre serviços financeiros móveis (MFS) que aponta que mais de 60% dos entrevistados brasileiros ainda não utilizam tais serviços. O estudo também mostra que novas soluções inovadoras para poupança, empréstimos, seguros e compras em todos os canais de varejo impulsionarão a próxima fase de crescimento dos serviços financeiros móveis no Brasil. Baixas taxas de transação, segurança, facilidade de utilização e a capacidade de usar o serviço em qualquer lugar (inclusive online e na loja física) são elementos fundamentais para incentivar o uso e a adoção de serviços financeiros móveis no Brasil. Realizada pela empresa de análise e consultoria Ovum a pedido da Amdocs, a pesquisa focou em usuários e não usuários de serviços financeiros móveis no País.

"A pequena base de usuários ativos de MFS no Brasil busca aplicativos mais avançados, para empréstimos, poupança e produtos de seguros. Isto é encorajador, e as operadoras deverão se assegurar que tenham um roteiro do produto muito bem preparado para conduzir os usuários pela curva da adoção, do mais simples ao mais avançado MFS", disse Eden Zoller, analista da Ovum. "Os usuários brasileiros também são atraídos pelos aplicativos de m-commerce, especialmente os m-cupons, e as operadoras precisarão oferecer esse tipo de aplicativo juntamente com outros mais conhecidos".

Entre os principais resultados da pesquisa estão:

– Educação para o mercado e comercialização mais direcionada são essenciais para promover a adoção e o uso de MFS: Mais de 50% dos entrevistados brasileiros não conhecem os serviços financeiros móveis, ou ainda não os utilizam – apesar de 12% deles já terem baixado o aplicativo. Já entre os que não possuem conta bancária, o índice de pessoas que ainda não utiliza os serviços financeiros móveis sobe para impressionantes 75%. Enquanto 32% dos entrevistados brasileiros sem conta bancária já ouviram falar dos serviços financeiros móveis, mas não planejam usá-los, 43% dos entrevistados sem conta bancária não têm qualquer conhecimento deles.

– Empréstimos, poupança, seguros, pagamentos em todos os canais e resgates de cupons móveis são os principais aplicativos que as pessoas gostariam de usar nos próximos 12 meses. A pesquisa descobriu que 14% dos entrevistados brasileiros gostariam de usar serviços financeiros móveis ao longo do próximo ano para empréstimos, poupança e seguros, 19% para resgatar cupons móveis, e 17% para pagamento de compras online e na loja física e restaurantes. Enquanto a compra de bilhetes de transportes e o pagamento de compras em todos os canais sejam mais comuns entre os atuais usuários de serviços financeiros móveis, a ideia de receber o salário através do seu dispositivo móvel foi mais destacada entre os não usuários. Os entrevistados (9%) também gostariam de usar serviços financeiros móveis para pagar os estudos e tratamentos médicos.

– Os principais fatores que estimulariam a adoção e a utilização generalizada de serviços financeiros móveis no Brasil são mais segurança (37%), taxas baixas (30%), custos de transação (33%) e facilidade de uso (30%).

"Promover a próxima fase de crescimento é o maior desafio para as operadoras de serviços financeiros móveis no Brasil", disse Renato Osato, vice-presidente da Amdocs para América Latina e Caribe. "O mercado ainda conta com uma vasta maioria da população sem conta bancária que, juntamente com a crescente classe média, precisa de propostas convincentes de valor e soluções avançadas para enfrentar esse desafio. A solução de carteira integrada móvel da Amdocs, com sua capacidade de processamento de pagamentos, juntamente com os serviços especializados de implantação e gerenciados, permite que as operadoras de serviços financeiros móveis ofereçam novos e empolgantes serviços que incentivarão o uso ativo e promoverão a fidelidade dos clientes".

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