Ministério da Justiça vai premiar aplicativos que auxiliem o acesso do consumidor à informação

    0

    O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Executiva (SE) e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)- Escritório W3C Brasil, divulgou o regulamento do 1º Concurso de Aplicativos para Dados Abertos, que estimula o desenvolvimento de ferramentas de visualização e cruzamento de dados do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas.

    As inscrições começaram nesta quarta-feira (28/11) e vão  até 19/12. O desenvolvimento dos aplicativos ocorrerá entre 20/12/2012 e 27/02/2013.

    A iniciativa, segundo nota do Ministério, irá promover a cultura do acesso à informação e dos dados abertos e as diretrizes da chamada "transparência ativa", além da participação social no âmbito do Ministério.

    Programadores e desenvolvedores de aplicativos para smartphones, tablets e outros dispositivos eletroeletrônicos interessados em participar da disputa devem criar ferramentas de busca e cruzamento de dados. As soluções devem  auxiliar os consumidores brasileiros a colocar em prática o acesso à informação sobre reclamações contra fornecedores.

    De acordo com a nota, o concurso é a custo zero para o Ministério da Justiça. Os programas que conquistarem o 1º, 2º e 3º lugares receberão como prêmio a publicação dos aplicativos no Portal Brasileiro de Dados Abertos e no portal do Ministério da Justiça.

    O 1º lugar também receberá equipamento de informática (modelo a definir) e participará como expositor da WebBr 2013, um evento promovido pela W3C Brasil.

    Os três primeiros colocados terão nominata profissional veiculada (da equipe ou do profissional), receberão camisetas W3C Brasil e convites para a WebBr 2013.

    Os vencedores também receberão certificado assinado pelo Ministro de Estado da Justiça, José Eduardo Cardozo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.