Publicidade global atinge US$ 518 bilhões este ano com Internet à frente de jornais

0

A participação da mídia tradicional, sobretudo a impressa, nos gastos com publicidade diminui gradativamente em todo o mundo, enquanto a internet experimenta acelerada expansão.

Com base nesse cenário, a agência ZenithOptimedia calcula que ainda este ano os gastos destinados à publicidade online vão superar os recursos destinados a anúncios em jornais impressos.

E não para por aí. Por volta de 2015, a fatia da rede mundial (incluindo sites móveis e aplicativos móveis) no bolo publicitário global será maior do que a de jornais e revistas, combinados.

Pelas projeções da ZenithOptimedia, em 2013 o crescimento dos gastos globais com publicidade será de 3,9%, chegando a US$ 518 bilhões. A taxa de crescimento, abaixo da previsão anterior, de 4,1%, deve-se, segundo os pesquisadores, a um 2012 "mais forte do que o esperado". Para 2014 e 2015, a agência prevê expansão global de 5% e 5,6%, respectivamente.

As projeções indicam que a publicidade na internet crescerá 14,4% em 2013 – impulsionada por inovações tecnológicas, melhor medição de exposição à publicidade, avanços em localização e integração com dispositivos móveis –, enquanto a mídia tradicional deverá crescer apenas 1,6%.

A participação (share) da Internet no mercado global de publicidade deverá passar de 18% em 2012 para 23,4% em 2015, enquanto os jornais e revistas vão continuar a diminuir a uma média de 1 % a 2% ao ano, até serem superados, em conjunto, pelo ambiente online.

Em 2015, as participações da TV e do cinema permanecerão estáveis (cerca de 40% e 0,6%, respectivamente), segundo a agência.

Os pesquisadores destacam que desde o início da crise econômica, em 2007, o crescimento dos gastos globais com publicidade têm sido liderado por mercados emergentes (que a ZenithOptimedia define como todos os mercados, menos os maduros), que deverão crescer 8,2% em média em 2013.

Já os mercados maduros (América do Norte, Europa Ocidental e Japão) crescerão apenas 1,8%, tolhidos pela crise da zona do euro.

Entre outros achados, os pesquisadores destacam que até 2015 o Brasil terá ultrapassado o Reino Unido e se tornado o quinto maior mercado publicitário do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Japão, China e Alemanha, nesta ordem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.