Exemplos de APIs que você usa todos os dias e não sabe

0

Como você já deve saber, API é uma interface de programação de aplicativos. Em outras palavras, um conjunto de códigos e padrões que se comunicam com outros sistemas e aplicativos, fazendo tudo funcionar.

Mas o que muita gente não sabe, é que os APIs estão presentes em muitos dispositivos que usamos diariamente em nossas rotinas. Eles agem discretamente, quase em segredo, para fazer todas as ações fluírem de acordo com o esperado. Fazem parte da composição de smartphones, vídeo games, aparelhos eletrônicos diversos e até mesmo alguns automóveis.

Conheça as principais APIs utilizadas em nosso dia-a-dia:

Assistentes virtuais

Assistentes virtuais que funcionam por comando de voz, como Siri, Alexa, Cortana e Bixby, são aprimorados a cada dia, nos fazendo pensar que estamos, de fato, a um passo de interagir com um robô agindo como humano. A Siri, da Apple, por exemplo, utiliza um API privado, desenvolvido especialmente para usuários da marca, e tem duas funções: revelar as ações disponíveis e oferecer uma forma de concretizá-las.

Redes sociais

Volta e meia, quando você acessa um aplicativo ou site, existe a opção de se conectar através de uma rede social ao invés de criar um cadastro do zero. Isso só é possível graças aos APIs.  Diversos fornecedores de produtos ou serviços online, como Uber, Netflix e iFood, permitem a conexão via Facebook, fazendo a integração entre as aplicações. Essa troca é uma ótima estratégia de marketing digital, uma vez que cada uma dessas plataformas possui informações sobre os usuários, que facilitam a personalização do atendimento nos ambientes virtuais.

E-commerce

Parecido com o que ocorre com as redes sociais, os e-commerce utilizam APIs para integrarem-se a plataformas de pagamento. Quando você acessa o site de uma companhia aérea, uma loja de esportes digital ou até mesmo pede suas compras de supermercado online, você é redirecionado a uma área segura para efetuar o pagamento dos itens do carrinho. Esse link entre sites e operadoras de crédito funciona através de interfaces de programação.

Mapas e GPS

Quando você acessa o Google Maps, consegue visualizar alguns pontos específicos como shoppings, hospitais, universidades e hotéis. Eles estão lá independentes da sua busca. Essa integração é proporcionada por APIs, que otimizam a experiência do usuário dentro da página. Rapidamente, conseguimos nos localizar, traçar rotas específicas, descobrir o tempo de percurso previsto de acordo com o horário e o meio de transporte utilizado, além de ter uma visão geral sobre o que existe nas proximidades.

Casas inteligentes

O API para automação residencial da Apple, chamado de HomeKit, permite o controle de sensores, interruptores e sistemas de segurança instalados em casa, através de dispositivos como celular ou tablet. Através do aplicativo, é possível acender ou apagar as luzes, verificar quem está tocando a campainha e diminuir a temperatura do ar-condicionado. Mais de 50 marcas mundiais produzem acessórios compatíveis com a solução, incluindo ventiladores, lâmpadas, câmeras, fechaduras, umidificadores e purificadores de ar, interruptores, tomadas, termostatos, janelas, ventiladores, portões e pontes de conexão.

Como você pode perceber, existem inúmeros tipos de APIs, cada um dedicado a uma função específica. O mais interessante é que todos eles são formados por uma ampla gama de ferramentas, recursos e direções em um sistema operacional que é a menina dos olhos dos desenvolvedores de software, uma vez que permitem a criação de novas aplicações.

Tiago Magnus, CEO & Founder do TransformaçãoDigital.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.