TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Exemplos de APIs que você usa todos os dias e não sabe

Postado em: 30/10/2018, às 22:27 por Tiago Magnus

Como você já deve saber, API é uma interface de programação de aplicativos. Em outras palavras, um conjunto de códigos e padrões que se comunicam com outros sistemas e aplicativos, fazendo tudo funcionar.

Mas o que muita gente não sabe, é que os APIs estão presentes em muitos dispositivos que usamos diariamente em nossas rotinas. Eles agem discretamente, quase em segredo, para fazer todas as ações fluírem de acordo com o esperado. Fazem parte da composição de smartphones, vídeo games, aparelhos eletrônicos diversos e até mesmo alguns automóveis.

Conheça as principais APIs utilizadas em nosso dia-a-dia:

Assistentes virtuais

Assistentes virtuais que funcionam por comando de voz, como Siri, Alexa, Cortana e Bixby, são aprimorados a cada dia, nos fazendo pensar que estamos, de fato, a um passo de interagir com um robô agindo como humano. A Siri, da Apple, por exemplo, utiliza um API privado, desenvolvido especialmente para usuários da marca, e tem duas funções: revelar as ações disponíveis e oferecer uma forma de concretizá-las.

Redes sociais

Volta e meia, quando você acessa um aplicativo ou site, existe a opção de se conectar através de uma rede social ao invés de criar um cadastro do zero. Isso só é possível graças aos APIs.  Diversos fornecedores de produtos ou serviços online, como Uber, Netflix e iFood, permitem a conexão via Facebook, fazendo a integração entre as aplicações. Essa troca é uma ótima estratégia de marketing digital, uma vez que cada uma dessas plataformas possui informações sobre os usuários, que facilitam a personalização do atendimento nos ambientes virtuais.

E-commerce

Parecido com o que ocorre com as redes sociais, os e-commerce utilizam APIs para integrarem-se a plataformas de pagamento. Quando você acessa o site de uma companhia aérea, uma loja de esportes digital ou até mesmo pede suas compras de supermercado online, você é redirecionado a uma área segura para efetuar o pagamento dos itens do carrinho. Esse link entre sites e operadoras de crédito funciona através de interfaces de programação.

Mapas e GPS

Quando você acessa o Google Maps, consegue visualizar alguns pontos específicos como shoppings, hospitais, universidades e hotéis. Eles estão lá independentes da sua busca. Essa integração é proporcionada por APIs, que otimizam a experiência do usuário dentro da página. Rapidamente, conseguimos nos localizar, traçar rotas específicas, descobrir o tempo de percurso previsto de acordo com o horário e o meio de transporte utilizado, além de ter uma visão geral sobre o que existe nas proximidades.

Casas inteligentes

O API para automação residencial da Apple, chamado de HomeKit, permite o controle de sensores, interruptores e sistemas de segurança instalados em casa, através de dispositivos como celular ou tablet. Através do aplicativo, é possível acender ou apagar as luzes, verificar quem está tocando a campainha e diminuir a temperatura do ar-condicionado. Mais de 50 marcas mundiais produzem acessórios compatíveis com a solução, incluindo ventiladores, lâmpadas, câmeras, fechaduras, umidificadores e purificadores de ar, interruptores, tomadas, termostatos, janelas, ventiladores, portões e pontes de conexão.

Como você pode perceber, existem inúmeros tipos de APIs, cada um dedicado a uma função específica. O mais interessante é que todos eles são formados por uma ampla gama de ferramentas, recursos e direções em um sistema operacional que é a menina dos olhos dos desenvolvedores de software, uma vez que permitem a criação de novas aplicações.

Tiago Magnus, CEO & Founder do TransformaçãoDigital.com.

RSS
Facebook
Google+
http://tiinside.com.br/tiinside/webinside/30/10/2018/exemplos-de-apis-que-voce-usa-todos-os-dias-e-nao-sabe/
Twitter
LinkedIn

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial