Otimizar os indicadores, aumentar o ROI sem reduzir investimentos e ver a receita crescer são alguns dos principais objetivos das empresas de comércio eletrônico. Para encarar esses desafios, a Anita Calçados, um dos maiores e-commerces de calçados do país, contratou a ESV Digital, o que rendeu o aumento da conversão do site em quase três vezes.
A receita mensal também deu um salto, crescendo mais de 20%. Os clientes passaram a ficar mais tempo na página, o que aumentou o engajamento em 238%. Já em relação às campanhas de Adwords, o CPA (Custo por Aquisição) teve redução de 34% e a taxa de conversão de cliques subiu 37%. A conversão do site teve crescimento de 55%, mantendo o mesmo investimento mensal.
O primeiro passo para atingir os resultados desejados foi analisar minuciosamente o retorno em cada canal a ser utilizado pela loja online, o que incluía search, display RTB, retargeting dinâmico, comparadores de preço, redes de afiliação e market places. Após esse estudo, os engenheiros da ESV iniciaram o processo de otimização individualizado dos canais para alcançar o objetivo global programado. A fase intensa de melhorias durou aproximadamente um mês. Os KPIs (Key Performance Indicators) selecionados para mensurar a performance geral foram o ROI, a receita e o CPA.
"Uma gestão especializada dos canais online é essencial para o sucesso dos e-commerces. No entanto, uma estratégia multicanal é o que viabiliza um trabalho de longo prazo, sustentável com os varejistas online. Não é possível buscarmos performance sem a expertise de profissionais extremamente analíticos, auxiliados por plataformas de automação de compra de mídia. A tecnologia é fundamental nisso, mas só ela não basta. É por essa razão que temos uma equipe altamente capacitada para criar as estratégias e executar o trabalho", explica Fernando Mifano Galender, Co-Founder da ESV Digital no Brasil.
Ao atingir a performance esperada em cada um dos meios, iniciou-se a segunda etapa do planejamento, que consistia, basicamente, em trazer novos parceiros, ampliando assim, o uso dos canais. Com a conclusão de todos os processos, o foco do trabalho passou a ser a melhoria contínua, com análises aprofundadas para encontrar novas oportunidades de desenvolvimento.
"Procuramos a ESV Digital num momento em que estávamos decidindo se valia a pena continuarmos com o nosso e-commerce. A entrada de players maiores no mercado de calçados nos últimos anos inflacionou bastante o custo das empresas com marketing digital. Esperávamos ver melhorias na gestão das nossas campanhas com plataformas programáticas. No entanto, a ESV levou o nosso negócio a outro nível e hoje estamos planejando um aumento considerável nos nossos investimentos online", afirma Tiago Bellin, CEO da Anita Calçados.