Anita Calçados aumenta ROI com marketing digital

0

Otimizar os indicadores, aumentar o ROI sem reduzir investimentos e ver a receita crescer são alguns dos principais objetivos das empresas de comércio eletrônico. Para encarar esses desafios, a Anita Calçados, um dos maiores e-commerces de calçados do país, contratou a ESV Digital, o que rendeu o aumento da conversão do site em quase três vezes.

A receita mensal também deu um salto, crescendo mais de 20%. Os clientes passaram a ficar mais tempo na página, o que aumentou o engajamento em 238%. Já em relação às campanhas de Adwords, o CPA (Custo por Aquisição) teve redução de 34% e a taxa de conversão de cliques subiu 37%. A conversão do site teve crescimento de 55%, mantendo o mesmo investimento mensal.

O primeiro passo para atingir os resultados desejados foi analisar minuciosamente o retorno em cada canal a ser utilizado pela loja online, o que incluía search, display RTB, retargeting dinâmico, comparadores de preço, redes de afiliação e market places. Após esse estudo, os engenheiros da ESV iniciaram o processo de otimização individualizado dos canais para alcançar o objetivo global programado. A fase intensa de melhorias durou aproximadamente um mês. Os KPIs (Key Performance Indicators) selecionados para mensurar a performance geral foram o ROI, a receita e o CPA.

"Uma gestão especializada dos canais online é essencial para o sucesso dos e-commerces. No entanto, uma estratégia multicanal é o que viabiliza um trabalho de longo prazo, sustentável com os varejistas online. Não é possível buscarmos performance sem a expertise de profissionais extremamente analíticos, auxiliados por plataformas de automação de compra de mídia. A tecnologia é fundamental nisso, mas só ela não basta. É por essa razão que temos uma equipe altamente capacitada para criar as estratégias e executar o trabalho", explica Fernando Mifano Galender, Co-Founder da ESV Digital no Brasil.

Ao atingir a performance esperada em cada um dos meios, iniciou-se a segunda etapa do planejamento, que consistia, basicamente, em trazer novos parceiros, ampliando assim, o uso dos canais. Com a conclusão de todos os processos, o foco do trabalho passou a ser a melhoria contínua, com análises aprofundadas para encontrar novas oportunidades de desenvolvimento.

"Procuramos a ESV Digital num momento em que estávamos decidindo se valia a pena continuarmos com o nosso e-commerce. A entrada de players maiores no mercado de calçados nos últimos anos inflacionou bastante o custo das empresas com marketing digital. Esperávamos ver melhorias na gestão das nossas campanhas com plataformas programáticas. No entanto, a ESV levou o nosso negócio a outro nível e hoje estamos planejando um aumento considerável nos nossos investimentos online", afirma Tiago Bellin, CEO da Anita Calçados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.