Ford e da HP usam Big Data para avaliar comportamento dos motoristas de frotas

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A Ford realizou uma pesquisa sobre os hábitos de direção dos funcionários da HP, e descobriu quais semelhanças de deslocamento abrem caminho para a inovação tecnológica. O objetivo é melhorar o gerenciamento de frotas, criar serviços personalizados e fazer recomendações individuais para os motoristas.

Por meio dos serviços HP Big Data Discovery Experience e da plataforma de big data HP Haven, engenheiros da Ford reuniram e analisaram os dados coletados durante a pesquisa Fleet Insights para determinar as possibilidades de redução de custos operacionais e para otimizar a utilização de veículos pessoais e de frotas corporativas.

O estudo mostrou que, independentemente do local de trabalho, a maioria dos motoristas da HP parava para um café em lojas da mesma rede de cafeterias e reabastecia com a mesma marca de gasolina. Mostrou também que, com frequência, funcionários em viagem deixavam veículos no aeroporto durante os dias em que ficavam fora da cidade.

Embora não seja surpresa que funcionários em trânsito parem para um café, a análise de dados sobre rotinas de direção e deslocamentos pode aumentar a economia de escala para frotas da empresa e novas soluções para otimização de veículos subutilizados.

"O experimento Fleet Insights é uma das primeiras etapas para conhecer e compreender melhor como o comportamento na direção está mudando", diz Marcy Klevorn, vice-presidente e CIO da Ford. "As frotas corporativas podem ter seus custos operacionais reduzidos por meio de contratos de compra nacionais e melhor utilização e manutenção, enquanto motoristas individuais podem, por exemplo, receber cupons de descontos ou criar grupos cooperativos para compartilhar veículos que não estão sendo utilizados."

O estudo incluiu veículos da frota da HP equipados com sensores sem fio. A equipe de TI da Ford usou o mecanismo de análise HP Vertica, parte da plataforma HP Haven, para explorar padrões e várias dimensões das atividades dos motoristas. Além disso, cada motorista pôde acessar seus dados usando um aplicativo para smartphone personalizado para recuperar detalhes da viagem.

"A HP e a Ford compartilham uma visão comum em relação à combinação de dados, mobilidade e análise para explorar novas maneiras de proporcionar melhores experiências para os clientes, novos fluxos de receita e reduzir custos de manutenção e gastos de combustível no setor automotivo", afirma Martin Risau, vice-presidente sênior de análise e gerenciamento de dados da HP Enterprise Services. "Os resultados desse experimento podem ajudar a desencadear melhorias para operações de negócios para gerenciamento da frota e experiências de direção pessoal."

O estudo também identificou que 70% das viagens com os carros da frota ou pessoais ocorreram durante dias de semana e as distâncias típicas eram de 20 km ou menos.

A fase de coleta de dados do experimento Fleet Insights foi concluída em junho, com a participação de quase 100 veículos. A análise de dados continua até o final de 2015.

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