SAP faz parceria com a Panasonic para análise de dados capturados por vídeos em jogos de futebol

0

A SAP anuncia a intenção de promover uma iniciativa de coinovação com a Panasonic na área de análise de dados baseados em vídeos. As duas empresas trabalharão juntas para integrar o software de vídeo da Panasonic à solução de análise de desempenho de atletas, SAP Match Insights, aplicação desenvolvida em conjunto com a Associação de Futebol Alemão (DFB) para a Copa do Mundo de 2014 e que está sendo preparada pela SAP para ser lançada comercialmente em breve.

A Panasonic deverá fornecer dados sobre posicionamento dos jogadores e da bola a partir de um software de análise de vídeos para que a SAP os avalie durante a partida. A câmera de alta definição (HD) que a Panasonic desenvolveu consiste em quatro unidades ligadas a um equipamento, com integração em tempo real, que criam um vídeo panorâmico na proporção (64:9), quatro vezes maior do que a convencional. Essa configuração permite a captura de movimentações em todo o campo simultaneamente.

Esse tipo de câmera "ultra grande angular" fica normalmente suspensa no teto ou integrada à estrutura da cobertura do estádio. As imagens captadas são enviadas para um software da Panasonic e o arquivo contendo dados brutos é transferido para a plataforma SAP HANA, que vai dissecá-los em 30 posições por segundo para permitir a análise precisa em tempo real dos jogadores e do movimento da bola.

Para o executivo chefe responsável por inovação e experiência do cliente do SAP Labs Latin América, Daniel Duarte, essa iniciativa poderá proporcionar grandes benefícios aos clientes. "O projeto com a Panasonic tem muito potencial, pois a combinação da câmera em alta definição com a tecnologia de processamento de dados em tempo real, SAP HANA, tornará a experiência da análise ainda mais ágil e completa", diz Duarte.

A tecnologia de análise de informações baseada em vídeos em combinação com a plataforma SAP HANA é uma alternativa promissora aos métodos para captura de dados mais comuns que usam sensores nas caneleiras do jogador ou na bola. Isso porque o regulamento não permite o uso desse tipo de equipamento.

A SAP desenvolve tecnologia analítica para os segmentos de esportes e entretenimento há dois anos, oferecendo soluções inovadoras que ajudam equipes e campeonatos a elevar o nível de desempenho, maximizar os fluxos de receita e aprimorar a experiência dos torcedores. A empresa está trabalhando em conjunto com diversas associações desportivas de diferentes modalidades, como vela, golfe, Fórmula 1, críquete, futebol americano, beisebol, tênis, basquete e futebol. Especialmente no futebol, a SAP tem gerado muito interesse em torno da análise de indicadores de desempenho de times e jogadores.

No Brasil, a SAP recentemente fechou uma parceria com o time do Grêmio, que será o primeiro da América Latina a adotar uma aplicação para análise de dados – em tempo real – com o objetivo de melhorar o acompanhamento e a performance dos jogadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.