AES Brasil investe em plataforma de IoT para gerenciamento de energia

0

Oferecer uma plataforma para que os clientes possam gerenciar o consumo de energia elétrica é o objetivo de uma plataforma baseada no conceito de Internet das Coisas (IoT) em desenvolvimento pelo grupo AES Brasil.

A AES Ergos, uma das empresas do grupo focada em inovação, trabalha como integradora de soluções para o mercado de energia, apresentou na última Futurecom a solução baseada no sistema aberto Eugenio, da Promon Logicalis e sensores da startup GreenAnt.

Ricardo Kahn, gerente de inovação do Grupo AES Brasil, explica que o projeto faz parte de um programa de inovação em parceria com startups, criado com verbas da Aneel, para cinco principais pilares que demandam inovação no setor energético: Internet das Coisas, Armazenamento de Energia, Geração Distribuída, Eficiência Energética e Veículo Elétrico.

Com uso de um medidor inteligente no quadro de disjuntores de uma empresa de forma simples e não intrusiva, as informações de consumo são enviada através de uma rede Wi Fi, para serem processadas para a plataforma de analytics Eugenio, que faz a correlação com as máquinas e instalações elétricas com o uso de um algoritmo criado pela GreenAnt, que consegue avaliar o consumo individual de cada elemento da rede de energia elétrica interna. Ela pode ser usada inclusive para medição em residências, pois é capaz de estimar o padrão de consumo dos eletrodomésticos.

Com a plataforma analítica o consumidor pode fazer várias comparações de consumo, planejar e reduzir custos de cada equipamento ou dispositivos individualmente. A plataforma ainda está em desenvolvimento e novos recursos deverão ser incorporados.

O programa AES Brasil Inovação busca apoiar e acelerar projetos de startups no setor de energia elétrica, com investimento de até R$ 500 mil por projeto, além de oferecer conhecimento e recursos de parceiros como o SENAI e a Liga Ventures.

AES Ergos, conta com cerca de 600 profissionais, dos quais 15 no programa de startups, e pretende que as aplicações criadas possam ser transformadas em serviços e produtos, dando surgimento a novas linhas de negócios.

O grupo também apoia jovens estudantes interessados em empreender. Durante a  Futurecom, crianças da EMEF Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira participaram de uma oficina de inovação social, promovida pela AES Ergos e Instituto AES. Os alunos idealizaram e geraram protótipos de dispositivos ligados à eficiência energética.

IoT Business Forum

O projeto da AES Brasil será apresentado num painel especial no IoT Business Forum, dia 6 dezembro, no WTC-SP.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.