Gema abre inscrições para aceleração de startups

0

A Gema, aceleradora de crescimento pioneira no foco em negócios B2B no Brasil e uma das selecionadas pelo Programa do Governo Start-UP Brasil, abre as inscrições para sua terceira turma de acelerados. O programa convoca startups digitais (com desenvolvimento de produtos voltados para empresas) para ajudá-las na implementação de suas ideias e impulsionar seus negócios. As empresas podem se candidatar até o dia 28 de junho pelo site da aceleradora.

Ela procura para essa turma startups B2B que já estejam em um estágio mais avançado no desenvolvimento de seus modelos de negócios. "A ideia é trabalhar em conjunto com startups que estejam na fase de crescimento, ou seja, já lançaram o produto, já têm seus primeiros clientes, mas precisam de um suporte para crescer e se estruturar. É nesse ponto que fazemos a diferença!", comenta Luisa Ribeiro, CEO da Gema Ventures.

Modelo único de aceleração

Com 18 meses de duração e a possibilidade de ficarem alocadas desde o primeiro dia no espaço de coworking na aceleradora – fazendo uso das instalações do escritório da empresa em São Paulo – o programa da Gema oferece mentoria focada em design thinking, marketing digital, user experience, métricas, além de gestão empresarial e apoio jurídico e operacional durante todo o programa, juntamente com um time de mentores formado por grandes nomes do ecossistema empreendedor do ?p?aís. "Focamos as atenções ?para a aquisição de clientes, e a saúde financeira  das empresas. Os rounds futuros de investimento ?ocorrerão no momento certo?, para suportar o crescimento", acrescenta Luisa.

Como funciona?

Com uma metodologia própria, o programa, que investe em cada uma das startups a quantia de R$ 100 mil in cash e cerca de R$200 mil em serviços até seu término, tem o intuito principal de auxiliar esses novos empreendedores a ganhar musculatura operacional e financeira, rumo à consolidação em seus mercados de maneira sustentável.

Dividido em dois grandes módulos – sendo os primeiros seis meses de trabalho e convívio presencial e doze meses recebendo total suporte à distância, o programa incluirá o acompanhamento feito pela equipe da aceleradora e mentores convidados exclusivamente para auxiliar cada uma das empresas selecionadas – além de suporte comercial, financeiro, contábil e jurídico, para que a startup concentre seus esforços no desenvolvimento do produto. "Comprometermo-nos em dar um suporte completo na parte operacional, inclusive cobrindo todos os custos jurídicos e contábeis, para que o empreendedor foque no desenvolvimento de um produto incrível", complementa Giuliano Batisptella, COO da aceleradora.

Como as startups escolhidas necessariamente precisam estar em um estágio mais amadurecido, o processo já se inicia com bastante ênfase no desenvolvimento desses profissionais para vendas e aquisições de clientes, diferenciais importantes da Gema.

Outro aspecto importante para o ingresso no programa é a presença no time de pessoas com competências complementares, como um programador, um designer e um gestor de negócios.

O time de mentores permanece com mais 50 profissionais de diversas áreas que se colocam à disposição dos acelerados. Entre eles estão Júlio Vasconcelos, CEO do Peixe Urbano; Amure Pinho, CEO Blogo; Fabricio Pettená, CIO da Rocket Internet Latin America; Kat Wendelstadt, Diretora Go-To-Market da Microsoft América Latina; Amy Bonsall, Diretora de Design IDEO. Para completar esse grupo a Gema ainda conta com Key Partners de extrema relevância no cenário empreendedor mundial como Microsoft, Google, IBM e Amazon.

Eficiência do programa

"O processo de aceleração tem sido extremamente importante e acho que toda startup deveria passar, porque nesse momento definimos o que será a empresa no futuro sem tirar o pé do presente por nem um segundo. Com a Gema passamos a contar com todo suporte jurídico, financeiro e também operacional, agregando inteligência nas estratégias comerciais e ampliando muito nosso network, além de ajudar a definir melhor o produto e o segmento que ele melhor se encaixa", Vitor Moura, co-fundador da Agatha Systems

"Participamos da primeira turma de aceleração da Gema e, poucos meses depois do inicio do processo, tivemos o suporte da equipe em diversas frentes, principalmente na reformulação de toda a plataforma, revisão do design e UX, na redefinição das principais métricas e na construção do plano de marketing e comercial", avalia Dante Henrique, CEO da startup Klipbox.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.