Pão de Açúcar reformula site de e-commerce e lança aplicativo de descontos

0

Com objetivo de atender as necessidades dos clientes, o Pão de Açúcar tem realizado diversas mudanças no ambiente digital, proporcionando uma melhor experiência de compras. Recentemente, a rede reformulou o e-commerce, valorizando a navegação para facilitar e tornar mais fácil realizar compras de itens de supermercado pela internet. Além disso, foram modificadas funcionalidades e o layout das páginas.

As mudanças tiveram como ponto de partida, estudos realizados pelo time de User Experience (UX), sobre o real comportamento de compra e fluxo de navegação dos clientes no site. Para validar tudo isso foram criados protótipos e páginas funcionais para a realização de diversos testes de usabilidade, que permitiram entender se tudo que foi desenhado e planejado estava sendo absorvido por quem acessava o site para fazer uma compra.

A nova interface do site se mostra mais minimalista e focada na jornada do cliente, privilegiando aspectos funcionais que permitam uma navegação agradável, rápida, responsiva e fluida em qualquer dispositivo. Os banners de oferta continuam na parte superior da página e para conferir os produtos e outras informações do site, basta explorar as informações na página inicial ou navegar pelas categorias, disponíveis na lateral esquerda da tela. É possível, ainda, acompanhar o pedido ao fazer login no site e acessar a área "Meus Pedidos".

Outra novidade no layout é o carrinho inteligente, que fica sempre disponível para consulta. Para visualizar, ao clicar no ícone, uma aba abrirá do lado direito da tela, permitindo que o cliente confira os produtos, sem ter que sair da página em que estava navegando anteriormente. As páginas de produto também se tornaram mais amigáveis, facilitando a visualização das informações dos produtos.

Para tornar essa experiência ainda melhor, o PãodeAçúcar.com passa a oferecer conteúdo produzido especialmente para seus clientes. Ao lado direito dos banners de ofertas, bem abaixo do header do site, e também acessando um link na sidebar com as categorias, os clientes encontram dicas, receitas e outras informações riquíssimas no blog, atualizado semanalmente.

A arquitetura da plataforma também foi redesenhada. Algumas importantes mudanças promovidas foram:

  • API first: O backend se apresenta no formato restFul permitindo o uso de suas funcionalidades por aplicativos web, mobile ou qualquer outro dispositivo que suporte esse tipo de tecnologia. Exemplo: Smarts TVs.
  • Single Page Application: O Site possui uma arquitetura de software baseada em Ajax, em que as transições de telas acontecem todas em uma única página, sem necessidade de carregar novamente conteúdos já exibidos.
  • Progressive Web App: Os navegadores mais recentes possuem funcionalidades próximas a de um APP Mobile nativo. O novo site já possui acesso a algumas dessas funcionalidades como, por exemplo, salvar o site como  um App na home screen do celular.
  • Abordagem de micro serviços: O backend do site está hoje segregado por pequenos blocos de funcionalidades que interagem entre si e são expostos na web em um API Gateway.
  • Automação de build e deploy: Foi utilizado NodeJS e Jenkins para automação do processo de build da aplicação, otimização de dependências como imagens e arquivos estáticos e, por fim, o deploy.

Ainda na linha de investimento digital, o programa de fidelidade Pão de Açúcar Mais acaba de lançar o Meu Desconto em seu aplicativo, onde são oferecidas, no mínimo, 30 ofertas, totalmente personalizadas e exclusivas para cada cliente de acordo com os produtos mais comprados. Todas as ofertas podem ser ativadas e utilizadas também no site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.