Carrusca Innovation lança proposta de planejamento colaborativo para 2017

1

De olho nas notícias e previsões de economistas para 2017, líderes e gestores ligados à indústria e a diversos segmentos de serviços se preparam para desenhar as estratégias para atingir os objetivos e metas definidas para o próximo exercício. A análise é de que é preciso ser conservador e fazer m estudo acurado do ambiente de negócios para construir uma história nova e mais promissora em 2017, deixando para trás a crise que não passou ilesa para ninguém.

Para fugir da receita tradicional do período palestras motivacional por melhores resultados e planejamentos que saem da cabeça apenas dos gestores, sem envolver equipes, clientes e parceiros de negócios, a Carrusca, consultoria de inovação e negócios, está investindo em um formato inovador para ajudar as empresas neste processo.

Para Mauro Carrusca, especialista em inovação, agir de forma inovadora é uma questão de sobrevivência. Temos visto que, embora a intenção de gestores de investir em atividades motivacionais para engajar suas equipes a trabalharem com mais afinco para atingir objetivos e metas da empresa seja positiva, muitas vezes estas estratégias não produzem resultados efetivos. Para buscar o comprometimento das pessoas e despertar nelas a vontade de empreender dentro da própria empresa em que trabalham, é necessário mais que palestras povoadas de piadas e frases de efeito e de gritos de guerra e pactos por melhores resultados. A crise deixou as pessoas inseguras e ansiosas por causa dos cortes frequentes de pessoal, descrentes em relação a uma reação rápida da economia e frustradas pelo não atingimento de suas metas.

Levando a sério a máxima que diz que é na crise que se cria, a Carrusca Innovation lançou um programa de curta duração para aproveitar este momento de dezembro e janeiro em que as empresas desaceleram e param para pensar no novo ano, para introduzir um novo formato de planejamento, mais inclusivo e colaborativo. O programa "Virando a Chave" começa com uma sensibilização para a inovação que envolve todo o ecossistema da empresa, passa por uma pesquisa para entender o ambiente de inovação e finaliza com dois workshops que oferecem insights e ferramentas para a equipe repensar o negócio e planejar coletivamente as estratégias e táticas.

Enquanto o primeiro workshop foca um problema específico que a empresa precisa resolver e engaja um grupo de pessoas na busca por soluções inovadoras, o segundo vai estimular o board da empresa a buscar uma diretriz de inovação para o negócio no curto e médio prazo, levando em consideração o cenário econômico e as potencialidades trazidas pelas transformações digitais.

"A ideia básica é fazer a empresa virar a chave para ir fundo nos problemas, questionar velhas fórmulas e enxergar novas oportunidades, somando os recursos mais valiosos que possuem: as pessoas", conta Mauro Carrusca, que salienta o impacto imediato que o programa tem na mobilização delas para a inovação.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pela reflexão. Afinal não basta planejar somente. Executar o planejado, monitora, avaliar e corrigir o rumo da nave e essencial. Esta faltando gestão mesmo.

Deixe um comentário para Irene César Vieira Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.