MIT seleciona Trocafone para fazer parte de programa de empreendedorismo

0

A Trocafone, revenda de celulares seminovos, foi selecionada pelo MIT Sloan School of Management, uma das cinco escolas do renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), para se tornar uma empresa anfitriã do "G-Lab", curso internacionalmente reconhecido do MIT Sloan, em que os estudantes colaboram com companhias empreendedoras ao redor do mundo.

A startup foi selecionada junto a outras 50 empresas para ser anfitriã do time G-Lab. Os estudantes do MIT e a Trocafone trabalharão juntos para criar um modelo de atribuição de preço automatizado e dinâmico para a startup.

"Estamos muito orgulhosos de sermos selecionados pelo MIT para o programa G-Lab. O modelo de negócio da Trocafone tem sido visto como um modelo interessante, além de revolucionário pelo MIT Sloan. Trabalhar com pessoas tão inovadoras no cenário mundial como as do MIT será uma ótima experiência", diz Guille Freire, CEO da Trocafone.

Em janeiro, o time G-Lab passou a maior parte do mês no escritório da Trocafone trabalhando com os times de Data Science e Pricing. "O objetivo do projeto é criar um algoritmo automatizado que calcule o preço ideal por SKU, baseado na concorrência e no comportamento dos clientes. Por exemplo, preços da concorrência e conversão vinda das visitas às páginas como um todo e das visitas à página de produto.", explica Freire, ao acrescentar que 2016 foi um ano incrível para a Trocafone, com 100 mil smartphones vendidos somente o Brasil.

O time do G-Lab que está atuando em parceria com a Trocafone é composto por 4 estudantes: Rahul Arora, Matthias Egert, Ways Hassas e Armaan Pandey. A equipe está trabalhando para ajudar a Trocafone a melhorar seu modelo de atribuição de preços, usando teorias avançadas pesquisadas pela faculdade do MIT, além de boas práticas de líderes na indústria do e-commerce.

"Nós realmente admiramos a companhia por sua missão de oferecer celulares para milhões de pessoas tendo em mente preceitos importantes como: ser acessível a todos, ser confiável e fácil para comprar", comenta Matthias Egert do time G-Lab. "Enquanto a Trocafone faz com que smartphones reparados estejam disponíveis para todos e a um preço justo para aqueles que, anteriormente, não podiam pagar por um smartphone no Brasil, Argentina e outros países, também contribui com o meio ambiente, reduzindo a quantidade de lixo eletrônico", acrescenta.

Hoje, na Trocafone o processo de precificação tem um componente manual e, ao mesmo tempo, o fundamento do seu negócio torna esse processo complexo. A Trocafone tem mais de 570 produtos e 3 condições (seus telefones são categorizados como Bom, Muito Bom e Excelente). Isso significa que a empresa tem mais de 1.500 preços individuais SKU's  (stock-keeping unit / pricing points).

"Essa nova forma de precificação vai criar grandes oportunidades para ganhos extras na receita, além de uma inovação dinâmica no nosso modelo de precificação, o que dará à Trocafone uma vantagem competitiva nos nossos mercados", pontua Freire.

"A Trocafone, de uma forma geral, superou as expectativas do nosso time", finaliza Matthias. "Desenvolver um novo e eficaz modelo de atribuição de preço exige que se conheça o negócio da companhia e sua operação, assim como seus dados completos de forma profunda. Isso tomou bastante tempo e muitas interações, mas nós estamos confiantes de que a Trocafone, agora, está preparada para o futuro, uma vez que pode se basear numa maneira justa e forte de abordagem para seu modelo de precificação".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.