Mercado Livre expande serviços de logística e lança fulfillment para vendedores do seu marketplace

0

O Mercado Livre anunciou o início de suas operações de fulfillment para vendedores que atuam em seu marketplace no Brasil. Oferecido e desenvolvido pela unidade de negócios de logística Mercado Envios, o fulfillment é um modelo de serviço que realiza a gestão do armazenamento, da embalagem e entrega de produtos de diversos vendedores a partir de um centro de distribuição (CD), incluindo também o serviço de pós-venda e atendimento ao cliente.

O centro de distribuição onde Mercado Envios fará a operação de fulfillment fica localizado em Louveira, na região de Campinas, a cerca de 60 km de São Paulo. O espaço possui 17 mil m² e potencial para atingir 50 mil m².

O objetivo da empresa com a iniciativa é garantir uma experiência de compra e venda ainda melhor em seu marketplace. "Para o comprador, o produto chegará mais rápido e embalado dentro de um padrão de qualidade pré-estabelecido; para o vendedor, deixar que o Mercado Livre realize essas etapas significa ter mais tempo para se dedicar à estratégia do negócio e às vendas", destaca Leandro Bassoi, diretor do Mercado Envios.

Atualmente, 130 vendedores já aderiram ao serviço e estão em fase de implantação; 10 deles já em operação. Neste primeiro momento, o fulfillment atenderá os lojistas que tenham produtos com alto volume de vendas no marketplace, a maioria PMEs.

"Neste início do projeto queremos gerar um impacto imediato na qualidade da experiência dos compradores", afirma Bassoi. O vendedor que adotar a solução não precisará realizar nenhum investimento. Inicialmente, as despesas operacionais serão subsidiadas pelo Mercado Livre, um diferencial que se soma à iniciativa de frete grátis, já oferecida pela companhia.

A tecnologia utilizada no serviço – o sistema de gestão do armazém (WMS – Warehouse Management System) e o de transportes (TMS – Transportation Management System) – foi desenvolvida pelo time de desenvolvedores do Mercado Livre, incluindo a expertise da equipe do Axado, empresa adquirida pelo Mercado Livre em 2016. No centro de distribuição a operação é realizada em parceria com a CEVA Logistics.

A iniciativa fortalece ainda mais a atuação dos empreendedores digitais que utilizam o seu marketplace, incluindo as PMEs – Pequenas e Médias Empresas. Atualmente, o Mercado Livre conta com 9,4 milhões de vendedores em toda a América Latina. A operação da empresa no Brasil é a maior, entre os 19 países onde o Mercado Livre está presente, e representa 50% do faturamento da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.