Startups selecionadas pelo MDIC começam imersão no Vale do Silício

0

Dezenove startups selecionadas no projeto InovAtiva Brasil, da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), iniciam a partir de segunda-feira,13, uma semana de imersão em Mountain View, no Vale do Silício (EUA). Os diretores das empresas selecionadas conhecerão a experiência de inovação de empresas como Google e Badgeville.

Foram 1.635 inscritos na primeira fase do programa que começou em janeiro de 2013. Para se chegar às 19 startups, foram feitas três fases de seleção com acesso a ações de capacitação, como sessões de coaching com especialistas e empreendedores experientes, além de apresentações sobre obtenção de recursos para financiar empresas, incluindo as formas de captação via financiamento público e as várias linhas de crédito existentes para fomento à inovação.

Entre os inscritos da primeira edição, o setor com maior representatividade foi o de internet e software (43% do total), seguido pelo de varejo e serviços (21%), meio ambiente (4%), indústria de transformação (3%), biotecnologia e fármacos (2%) e eletrônicos (2%).

InovAtiva Brasil

Iniciativa desenvolvida pelo MDIC, em parceria com a Endeavor e apoio metodológico da McKinsey, o InovAtiva Brasil chega ao fim de sua primeira edição superando as expectativas. O programa, cujo objetivo é capacitar novos empreendedores para a criação de negócios inovadores e com alto potencial de crescimento, teve em sua primeira edição 1.635 inscritos, com origem em cerca de 350 municípios de 24 estados brasileiros.

Esses são os 19 selecionados:

Cidade de origem

Empresa

Rio de Janeiro – RJ

Forebrain: Entendendo o consumidor a partir de pesquisas neurocientíficas

Belo Horizonte – MG

Ecoplasma

Porto Alegre – RS

Beyond Domotics

Porto Alegre – RS

Klooks

São Paulo – SP

PluriCell BioTechnologies

Porto Alegre – RS

FrisBox

Sorocaba – SP

Squid Fácil

Recife – PE

Venda Fácil

São Paulo – SP

1234 Enter

Rio de Janeiro – RJ

NearBytes

São Paulo – SP

Comprovação de Entrega (Software AUTOLOG POD – Entrega programada, entrega comprovada)

Piracicaba – SP

KPI Farm

São Carlos – SP

Desenvolvimento de Sensores para Sistemas de Irrigação

Joinville – SC

Sistema de Bioimpedância Elétrica para Análise da Qualidade e Rastreabilidade do Leite Bovino

Campinas – SP

Monitoramento Agrícola Por Imagens de Satélite

São Paulo – SP

Inovar Oil Recycle

São Paulo – SP

Carreira Beauty

Curitiba – PR

Paas MDMA

Belo Horizonte – BH

Tratamento de resíduos sólidos

 

Entre as novidades preparadas para 2014 estão a criação de duas iniciativas setoriais, nos segmentos de saúde e agronegócios com conteúdos e coaches específicos.

Nas metas, estão o estabelecimento de uma  comunidade online ativa; ferramentas para o aprendizado conjunto, com colaboração entre os próprios empreendedores com ideias e materiais complementares (crowdsourcing organizado); elaboração de estratégia mobile; programas de coaching em larga escala; atividades presenciais nas universidades, incluindo incubadoras e empresas júnior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.