Aplicativo Guardiões da Saúde vai monitorar saúde pública durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos

0

Com o objetivo de intensificar o monitoramento de ocorrências ligadas à saúde nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, onde brasileiros e cerca de 500 mil turistas estrangeiros estarão presentes, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde disponibiliza o aplicativo 'Guardiões da Saúde' em seis idiomas, além do português: inglês, francês, espanhol, russo, árabe e chinês.

A iniciativa é uma ferramenta de vigilância participativa para eventos de massa e, aliada a outras ações desenvolvidas para a Olimpíada, ajudará a coletar informações sobre o risco de transmissão de determinadas doenças e agilizar ações efetivas de combate a qualquer eventualidade antes, durante e após os jogos.

Neste processo de monitoramento e detecção de surtos e epidemias, a participação da população é essencial para conter a disseminação de doenças como as transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti (dengue, zika vírus e chikungunya) apesar de ser inverno no Brasil no período em que os jogos acontecem, agosto e setembro, quando historicamente os índices dessas doenças estarão em declínio e atingem seu menor índice.

Na ferramenta, o usuário poderá indicar diariamente qual é a sua condição de saúde e, com base nestas informações, o Poder Público poderá detectar, por localidade, ocorrências de três tipos de síndromes – respiratória, diarreica e exantemática (doenças de pele). Assim, os usuários ajudarão as autoridades a se anteciparem ao avanço de enfermidades transmissíveis, o que contribuirá para a rápida adoção de providências para informar e proteger a população. Além disso, relatos consistentes tendem a incentivar mais usuários a permanecerem vigilantes em relação a áreas vizinhas consideradas críticas por meio do Mapa da Saúde.

"O aplicativo 'Guardiões da Saúde' é uma ferramenta para o cidadão brasileiro e estrangeiro ao difundir informações sobre cuidados com a saúde e torná-lo peça integrante no processo de monitoramento de surtos com a participação ativa da sociedade. Por ser um excelente instrumento que dispõe de dados da população em tempo real, facilitará ações dos serviços de saúde pública para identificar e conter eventos com mais rapidez", afirma Ricardo Barros, ministro da Saúde.

O aplicativo 'Guardiões da Saúde' tem como base o aplicativo 'Saúde na Copa', utilizado com sucesso durante a Copa do Mundo FIFA  2014.

Funcionalidades do aplicativo

O cidadão será um Guardião da própria saúde e de membros de sua residência, protegendo a comunidade ao seu redor. Para isso, o usuário deverá responder, diariamente, perguntas relacionadas à sua condição de saúde: se está com febre, se sente dores no corpo ou nas articulações, se está com manchas e coceira pelo corpo, entre outros sinais e sintomas listados.

Além da presença ativa da população, por meio de geolocalização é possível encontrar no aplicativo outros serviços, como uma listagem de Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e farmácias mais próximas do local onde o cidadão estiver, além de acessar facilmente informações sobre cuidados e prevenção.

O aplicativo permite, ainda, aprender curiosidades sobre diversos temas da área da saúde por meio de um jogo interativo – disponível para tablets e smartphones – desenvolvido para que adultos e crianças entendam, por exemplo, quais são as ações para o controle do mosquito Aedes aegypti e como podem evitar sua transmissão. É composto por 42 fases em correlação aos esportes olímpicos.

Como participar?

Qualquer cidadão a partir dos 13 anos pode participar. Basta baixar o aplicativo, gratuito, para o celular ao acessar a Play Store ou a Apple Store ou utilizá-lo através do site guardioesdasaude.org.

Não há registro nominal no cadastro e a privacidade do e-mail está garantida. Importante destacar que não haverá contato do sistema de saúde em decorrência da participação e a comunicação da condição de saúde não significa a realização de uma consulta médica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.