Telegram disponibiliza chamadas de voz no Brasil e AL

0

O Telegram está disponível para chamada de voz no Brasil e na América Latina, com segurança baseada na codificação encriptada dos chats secretos. A verificação de interface, criada em 2013 com intuito de proteger contra ataques, foi bem positiva, não só para o Telegram, mas também para os outros aplicativos que a adotaram. No entanto, chamadas de voz pediam algo mais simples.

Por esse motivo, o mecanismo de troca de chaves foi aperfeiçoado. Para garantir que as ligações sejam 100% seguras, o usuário e seu interlocutor precisam apenas comparar quatro emojis pelo telefone. Nada de códigos extensos ou imagens complicadas.

Sempre que possível, as ligações serão feitas por meio de uma conexão peer-to-peer (de usuário para usuário), utilizando os melhores codecs de áudio para economizar dados e oferecer a melhor qualidade.

Se uma conexão peer-to-peer não puder ser estabelecida, o Telegram utilizará o servidor mais próximo para conectar os usuários da maneira mais rápida possível. Diferente de outros aplicativos, o Telegram conta com uma infraestrutura global, que já é utilizada para entregar as mensagens de texto mais rápido do que outros aplicativos. Agora esses servidores também serão utilizados para as ligações.

Nos próximos meses, a rede de distribuição de conteúdo será ampliada, levando uma conexão na velocidade da luz para as áreas mais remotas do mundo.

Suporte de Inteligência Artificial

A cada chamada de voz feita pelo Telegram, uma rede neural aprende com o feedback pessoal de cada usuário e do aparelho utilizado (naturalmente, ela não tem acesso ao conteúdo da conversa, apenas a informações técnicas como velocidade da conexão, ping e porcentagem de uso do pacote de dados). A máquina otimiza dúzias de parâmetros baseados nos dados recebidos, melhorando a conexão de ligações futuras do aparelho e da rede.

Esses parâmetros também podem ser ajustados durante uma conversa, caso haja uma mudança na conexão. O Telegram se adapta à rede e oferece um som de boa qualidade em uma conexão estável de WiFi – ou utiliza menos dados quando o usuário estiver em uma área com sinal fraco.

De acordo com testes, as ligações feitas pelo Telegram já são superiores às da concorrência e a qualidade das chamadas de voz vai melhorar ainda mais conforme elas forem utilizadas, graças ao aprendizado automático.

Controle total

Ninguém gosta de ser incomodado. Por isso, com o Telegram, é possível controlar precisamente quem pode ou não ligar para cada usuário. As chamadas de voz podem, inclusive, ser desligadas por completo.

As ligações do Telegram são leves e se adaptam automaticamente à velocidade e tipo de conexão, para consumir a menor quantidade de dados possível. E, se o usuário deseja reduzir esse consumo de dados em 25-30%, diminuindo a qualidade do som, há a possibilidade de habilitar a opção 'Usar Menos Dados'

Assim que o usuário começar a fazer chamadas, o Telegram para iOS vai oferecer a opção de acrescentar uma aba dedicada a ligações na tela principal do aplicativo. Uma alternativa pode ser ativar a aba de ligações desde o início na seção de "Ligações Recentes" em "Configurações". No Android, a aba de ligações pode ser acessada por meio do menu à esquerda.

Ligar é sempre mais fácil, mesmo para quem nunca tiver acessado a aba de ligações. Assim que as chamadas de voz estiverem disponíveis em cada país, um ícone de telefone aparecerá em todos os perfis. No Android, também será possível ligar do menu no próprio chat.

Para aqueles que não fazem chamadas de voz, a versão 3.18 traz uma novidade: controle da qualidade dos vídeos compartilhados. Ao usar essa nova configuração, é possível selecionar o grau de compressão antes de enviar um vídeo. Pela primeira vez na história dos aplicativos de mensagens, será possível saber como o destinatário receberá um vídeo antes de enviá-lo.

O aplicativo vai tornar padrão a taxa de compressão que cada usuário escolher, e a utilizará nos seus uploads futuros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.