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Youse aumenta conversão em 23% ao investir em segmentação de audiência

Postado em: 13/12/2017, às 21:57 por Redação

A Youse, plataforma de venda de seguros online da Caixa Seguradora, em parceria com a Adobe, elevou o nível da experiência na contratação de seguros por meio de canais 100% digitais com a adoção de tecnologias de marketing para a entrega de ofertas personalizadas.

Com pouco mais de 1 ano do início de suas operações, a Youse nasceu para operar exclusivamente no ambiente online. Entretanto, dentro do objetivo totalmente disruptivo de oferecer apólices customizadas para as necessidades de cada cliente, o começo foi marcado por desafios estruturais na proposta de relacionamento digital com o público. O grande salto nos negócios da Youse começou a ser dado no início de 2017, quando conheceu as tecnologias Adobe Audience Manager e Adobe Experience Manager (AEM), que integram a plataforma Adobe Experience Cloud. Após a implementação das soluções, entre março e abril, a empresa viu a taxa de conversão aumentar 23%.

"No nosso primeiro ano de operações, notamos que em nossas ativações de mídia havia uma perda significativa na combinação de nossos dados proprietários com os second e third-party data. Assim, a resposta do público às nossas campanhas digitais não era satisfatória. Ao mesmo tempo, a personalização de nossas páginas era estática: em seguros de automóveis, por exemplo, era um site para cada modelo de carro. Sentíamos necessidade de ganhar escala na elaboração das landing pages para aproveitar melhor nossos ativos digitais e os dados à disposição", relata Mateus Lopes, especialista de Business Intelligence da Youse.

Essas dificuldades, segundo Lopes, foram vencidas com a implementação das soluções Adobe. Com o Audience Manager, plataforma de gerenciamento de dados (DMP, na sigla em inglês) da Adobe, a Youse viu a escala de combinação de dados proprietários com dados secundários e de terceiros saltar de 43% para 91%.

"Esse nível de eficiência que foi entregue pelo Audience Manager nos deu agilidade, reduzindo o time-to-action, sobretudo por ser uma solução agnóstica, o que permitia imputar os dados de ferramenta de analytics de outro parceiro", observa Mateus Lopes. Com essa nova realidade, a oferta de um seguro auto, por exemplo, permitiu cruzar com assertividade dados do negócio (modelo do carro, CEP, ano, idade etc.), que interferem na precificação da apólice, com dados de comportamento (canal de aquisição, operadora etc.). "A experiência se tornou muito mais positiva e relevante para o cliente. Passamos a ter insumos suficientes para saber qual conteúdo entregar, quando e por qual meio ativar o consumidor", completa.

Já para as landing pages, segundo o especialista da Youse, a integração nativa do Adobe Audience Manager com o Adobe Experience Manager foi fundamental. "O projeto da Youse é conduzido por uma cultura orientada por dados. A sinergia entre as duas soluções da Adobe permitiu maior conhecimento da nossa audiência e estabelecer uma comunicação personalizada, independentemente da posição dele na jornada de compra", destaca.

Além da conversão 23% maior registrada após a parceria com a Adobe, a comunicação da Youse – seja pelo investimento em mídia, seja nas suas landing pages – também passou a ser muito mais atrativa para os clientes. A taxa de rejeição ao site (associada ao tempo de permanência nele) foi reduzida em 25%, ao mesmo tempo em que o gerenciamento de conteúdo e ativos digitais via Experience Manager diminuiu o tempo de carregamento das páginas em 12 segundos.

"Hoje, com o desenvolvimento de tecnologias digitais, os consumidores conversam ainda mais com as marcas, que têm de saber ouvi-los e acompanhar o ritmo desse diálogo. Nesta parceria com a Adobe, passamos a aproveitar todas as relações que existem durante a jornada para incrementar a experiência. E o mais interessante é que, no caso da DMP da Adobe, o Audience Manager, usamos para além da programática, em total sinergia com o Experience Manager, numa prática não tão comum no mercado", conclui Lopes.

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