Bens de consumo e varejo precisam repensar cadeia de valor

0

"O Fórum de Bens de Consumo" ("CGF — The Consumer Goods Forum") e a Capgemini divulgaram os resultados de seus novo relatório "Repensando a Cadeia de Valor: Novas Realidades em Negócios Colaborativos" ("Rethinking the Value Chain: New Realities in Collaborative Business"). Ele identifica futuras tendências no setor de bens de consumo e varejo (CPR — consumer products and retail) e conclui que as cadeias de valor tradicionais não são mais suficientes para manter o ritmo.

A fim de assegurar o crescimento de longo prazo, recomenda a adoção de um método de "rede de valor" para se fazer negócios. O relatório foi divulgado durante o encontro da Diretoria da CGF, em Amsterdã.

Acredita-se que essa nova perspectiva da cadeia de valor irá mobilizar fabricantes, varejistas e outros interessados. O setor não deve mais pensar na cadeia de valor como uma jornada linear, em que produtos e informações fluem de forma linear e em sequência, do fornecedor para o fabricante, para o varejista e para o consumidor. Em vez disso, ele deve se organizar progressivamente como redes em torno dos consumidores, oferecendo uma multiplicidade de canais e interfaces em todos os processos de agregação de valor e de entidades empresariais. Em última análise, o consumidor está progressivamente no comando, tomando decisões que têm impacto direto em toda a rede de valor, com o setor respondendo a isso — e não o contrário.

Muhtar Kent, presidente e CEO do Grupo The Coca Cola Company, diz que "o consumidor de hoje em dia tem mais poder de decisão do que nunca. Os consumidores dispõem, agora, de poder e meios para compartilhar suas opiniões e preocupações com uma audiência muito maior do que antes, através de uma crescente variedade de canais sociais e digitais. Nesta era de expectativas crescentes do consumidor e de um ambiente de negócios em rápidas mudanças, há uma questão crucial que devemos fazer a nós mesmos: como podemos fortalecer nosso setor e beneficiar os consumidores através das dificuldades sem precedentes que estão a nossa frente? Esse relatório, iniciado pelo Fórum de Bens de Consumo, considera algumas das maneiras essenciais de antecipar e lidar com tais mudanças profundas".

O relatório é um produto de extensas horas de trabalho e entrevistas com autoridades empresariais de grandes empresas de CPR, bem como com especialistas no assunto. Ele destaca como o setor precisa mudar, fundamentalmente, a maneira com que colabora com todos os grupos de interesse.

Motoya Okada, preside e CEO do grupo AEON,  afirma que "os membros de "O Fórum de Bens de Consumo" e nosso setor têm a responsabilidade de colaborar por um futuro melhor para os consumidores do mundo. O relatório sobre a Rede de Valor Futura destaca oportunidades adicionais, devido a muitas mudanças que impactam nosso setor, para que todos nós nos tornemos mais eficazes em tornar a vida melhor para os consumidores, ao mesmo tempo em que cumprimos nossa responsabilidade com o valor e a confiança. Podemos concretizar esses objetivos através de uma colaboração mais eficaz do que a do passado. O mundo está mudando profundamente e nós devemos fazer o mesmo".

O relatório destaca três prioridades principais, nas quais o setor deve colaborar e que devem garantir um retorno positivo dos investimentos.

  • Mobilização do consumidor. Participar de um diálogo verdadeiro com os consumidores, justificando sua confiança em nosso setor. O setor precisa ser consistentemente responsável com os dados dos consumidores, de forma a agregar valor ao trabalho de servi-los e de envolvê-los. Isso requer que as empresas adotem princípios comuns e claros para facilitar a mobilização do consumidor.
  • Transparência. Manter os consumidores informados sobre a natureza e a rastreabilidade dos ingredientes, nutrientes e procedência dos produtos — informar os consumidores sobre o conteúdo, a segurança e o impacto ambiental e social dos produtos, ao mesmo tempo em que melhoramos a eficiência dentro do setor. Isso irá requerer uma mudança de etapa no trabalho de colaboração sobre definições de dados globais de produtos, qualidade dos dados e compartilhamento de dados, indo além da simples localização e rastreamento e auditorias.
  • A última milha da distribuição. Reconsiderar a suposição de que a distribuição a lojas e a consumidores é uma área em que as empresas operam de forma independente das outras e explorar oportunidades de colaboração, sob certas circunstâncias, para aumentar a rapidez, a eficiência e a satisfação do consumidor, ao mesmo tempo em que minimiza o impacto ambiental. O novo modelo deve envolver uma nova forma de parcerias de "rede". Para aproveitar inteiramente essas oportunidades, o setor precisa investir em tecnologias flexíveis, interoperabilidade de novos processos e mais culturas corporativas abertas.

O diretor de Administração de O Fórum de Bens de Consumo, Peter Freedman, disse que "o CGF está constantemente buscando por maneiras de apoiar maior eficiência nos negócios e o desenvolvimento da confiança do consumidor. Esse relatório enfatiza a importância de agir, para lidar com essas duas oportunidades. Ele reforça muito nosso projeto atual, mas nos desafia a implementá-lo com uma abordagem muito diferente da colaboração e ainda com maior urgência".

O diretor do Setor Global de Bens de Consumo e Varejo da Capgemini, Ted Levine, declarou que "como um setor, precisamos concordar com a adoção de tecnologia modular, que oferece um método de funcionamento automático às aplicações empresariais e serviços de big data (análise inteligente de um volume excessivo de dados), para acelerar o tempo de colocação dos produtos no mercado e criar uma cultura de inovação. Na Capgemini, vemos a oportunidade para as empresas de Bens de Consumo e Varejo se direcionarem para uma cadeia de suprimentos voltada para o consumidor, que desenvolve redes de valor ponta a ponta com maior localização em todos os canais, visibilidade e percepções para impelir velocidade e inovação, para atender as demandas do consumidor digitalmente capacitado".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.