Site ou aplicativo para m-commerce? pesquisas mostram consumidores divididos

0

Browser ou aplicativo? Qual abordagem é a preferida dos consumidores e, portanto, a mais adequado ao comércio móvel (m-commerce) das empresas varejistas? Não há uma resposta única e conclusiva. Ao menos é o que apontam agumas pesquisas recentes que mostram resultados contraditórios.

Em uma delas, realizada em março deste ano pela EPiServer/OnePoll junto a 1.000 consumidores britânicos, os websites móveis revelam-se (um pouco) mais populares do que os aplicativos (veja a diferença entre site móvel e aplicativo móvel no quadro abaixo).

Em torno de 63% dos respondentes dizem que acessam websites em seus smartphones diariamente, enquanto 60% usam apps. Entre os que finalizam compras ao menos uma vez por mês usando dispositivos móveis, 51% o fizeram por meio da web móvel (browser), contra 40% que usam apps.

A pesquisa da EPiServer contrasta com levantamento da Compuware feito em outubro de 2012 junto a 3.534 usuários de smartphones e tablets em seis países – Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Índia e Japão. Todos os pesquisados haviam usado nos seis meses anteriores aplicação móvel que exigia conexão com a internet.

Os dados da Compuware apontam preferência esmagadora (85% dos pesquisados) por apps entre usuários de smartphones. Entre as principais razões citadas, destacam-se a percepção de que apps são mais convenientes (55%), mais rápidos (48%) e mais fáceis (40%) do que um navegador

Experiência insatisfatória

Voltando ao levantamento da EpiServer, os dados de uma forma geral apontam experiência do usuário insatisfatória. Mais de um terço dos consumidores (37%) pensam que a maioria dos sites móveis é de difícil navegação.

Eles também estariam ficando mais impacientes. Em torno de 47% afirmam que se um app é difícil de usar, será abandonado ou apagado do aparelho — contra taxa de 41% em pesquisa anterior da EPiServer . A paciência é um pouco maior com sites móveis, embora 38% dos respondentes afirmem que parariam de usar um site de difícil uso.

Sobre as dificuldades no uso de sites móveis, 49% dos pesquisados da EPiServer citam lentidão no carregamento como o problema mais comum. Eles também reclamam da necessidade de se deslocar horizontal e verticalmente (48%) e de os links serem muito  pequenos para clicar (35%).

Outros 42% dos respondentes consideram frustrante que os sites móveis não ofereçam as mesmas funcionalidades encontradas em um desktop.

No Brasil

No Brasil, a rede varejista Walmart.com aposta nas duas abordagens (aplicativos e navegadores) para atingir vários tipos de consumidores.

Pablo Ibarrolaza, gerente de marketing do Walmart.com, percebe que entre os usuários de Apple (onde o tablet iPad é líder) há maior propensão ao uso de aplicativos. Já entre os usuários de Android (onde os smartphones predominam) haveria mais propensão ao uso de browser integrado no sistema operacional.

No Magazine Luiza, a abordagem escolhida pela empresa inclui plataforma específica para smartphones e, no caso de tablets, acesso à versão "desktop" do site.

Frederico Trajano, diretor de operações, defende que a empresa tem de estar preparada para atender às pessoas onde e como elas preferirem. O executivo informa que a rede varejista já desenvolve seu aplicativo móvel.

site movel x app

 (Com informações da eConsultancy)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.