Projeto do Facebook amplia inclusão digital na comunidade Heliópoliss

0

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, defendeu a ampliação do acesso às tecnologias digitais para a população que mais precisa da rede mundial de computadores, durante inauguração do Laboratório de Inovação do Facebook, instalado no Centro para Criança e Adolescente (CCA-PAN) em Heliópolis, na zonal Sul de São Paulo.

A iniciativa é resultado da parceria do Facebook com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Interactive Advertising Bureau do Brasil (IAB Brasil) e da articulação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério de Relações Exteriores do Brasil junto a empresas do Vale do Silício.

De acordo com o ministro, o uso da internet nas comunidades do País permite novas aplicações sociais. "O Laboratório de Inovação do Facebook é um dos símbolos dos esforços de democratização que devem ser feitos para transformar ciência, tecnologia e inovação em serviços acessíveis à população", afirmou.
Facebook na Comunidade

O laboratório faz parte do projeto Facebook na Comunidade. A iniciativa tem como objetivo despertar na sociedade o interesse por tecnologia e capacitar empreendedores e comerciantes para que utilizem a rede social como plataforma de inovação e negócios.

O ministro destacou a importância da inclusão digital em comunidades do País. O projeto oferecerá gratuitamente cursos sobre gestão de empresas e aulas sobre estratégias para a utilização da plataforma como instrumento para fomentar o empreendedorismo e o marketing digital.

Empreendedorismo

Uma pesquisa feita na comunidade de Heliópolis revelou que existem cerca de 5 mil pequenos negócios. No entanto, 80% desses empreendimentos não utilizam o Facebook como ferramenta de negócios.
"Nossa ambição é conseguir fazer também com que esses empreendedores de fato usem a rede social para se comunicar com os seus clientes, gerar negócios e mais riquezas para a comunidade", afirmou o diretor para Pequenas e Médias Empresas do Facebook no Brasil, Patrick Hruby. "É um projeto piloto e temos certeza que o seu sucesso permitirá a sua expansão para mais comunidades no Brasil e no mundo."

Multiplicadores de conhecimento

Cinco jovens da própria comunidade foram selecionados – entre 80 candidatos – para atuar como multiplicadores de conhecimento, auxiliando os empresários do bairro. Eles estão sendo treinados pelo Facebook, pelo Sebrae e pelo IAB Brasil, entidade sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento do mercado de mídia e parceira no projeto.

Segundo a presidente da Unas, Antonia Cleide Lopes, a parceria com o Facebook dará maior visibilidade às ações da entidade. "O laboratório vai facilitar a capacitação das pessoas para a divulgação de seus produtos pela rede social e também servirá como instrumento de pesquisa para as crianças atendidas pelo centro", explicou Cleide. Na opinião da coordenadora pedagógica do CCA-PAN, Vanessa Suelen Silva, o projeto terá impacto também no aprendizado desses jovens. "Hoje a tecnologia e a internet são ferramentas indispensáveis na educação", afirmou.

As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.