Postos Shell adotam pagamento no smartphone

0

Em cerca de 150 postos Shell no Rio de Janeiro e outros 40 em Goiânia, quem faz a cobrança pelo combustível agora são as próprias bombas de gasolina. E o cliente paga pelo smartphone, desde que tenha o app Shell Box instalado e uma conta do PayPal. Não é preciso digitar senha: o sistema de autenticação "one touch", do PayPal, reconhece o usuário pela forma como segura seu smartphone.

"É uma experiência mais ágil. Em alguns postos, a pessoa precisa sair do carro para pagar na loja. Agora não é necessário nem mesmo abaixar o vidro. Em vez de a maquininha de cartão estar do lado de fora, ela está dentro do seu celular", compara Mário Mello, diretor geral da PayPal para a América Latina.

O passo a passo é simples. Primeiro, o usuário instala em seu smartphone o aplicativo Shell Box (AndroidiOS). Se já tiver uma conta PayPal registrada no aparelho, ela é associada automaticamente. Senão, é possível abrir uma conta do serviço de pagamento através do app da Shell. Feito isso, quando estiver em um posto, o cliente deve abrir o aplicativo Shell Box, clicar no botão de abastecimento e informar o número de identificação da bomba, apresentado em um monitor ao lado da mesma. A digitação desse código, que tem seis dígitos, deve ser feita durante o processo de abastecimento. Quando a mangueira é posta de volta na bomba, esta se comunica com um servidor para o qual é enviado o valor a ser cobrado. O servidor, por sua vez, verifica se algum usuário do app enviou recentemente o código de identificação daquela bomba. É checada também a localização do smartphone, para ter certeza de que a pessoa está no posto. Se tudo estiver correto, a cobrança é concluída no cartão de crédito que a pessoa tiver cadastrado no PayPal. A confirmação do pagamento aparece no monitor ao lado da bomba para o frentista. E há também a impressão da nota na impressora fiscal do posto. Vale destacar que é preciso que o smartphone tenha conexão à Internet, para enviar seus dados, caso contrário não é possível concluir a transação.

A Ipiranga também lançou este ano uma solução de pagamento através de app, o Abastece Aí, mas, no seu caso, em vez do PayPal, é necessário ter uma tag do ConectCar, no qual é feita a cobrança. A Shell avaliou a possibilidade de usar o Sem Parar, sistema de tags com o qual atualmente também se pode pagar pelo seu combustível, e acabou preferindo a parceria com o PayPal.

"Achamos mais simples porque não precisa de um device novo. E dá para abastecer qualquer carro com o Shell Box, não apenas aquele que tiver uma tag", explica Eduardo Wantuil, diretor de marketing da Raízen, empresa que licencia a marca Shell no Brasil.

A solução será estendida para vários outros postos no interior de São Paulo nas próximas semanas, totalizando cerca de 400 até o final do ano. E ao longo de 2017 será expandida para todo o País. A Shell tem hoje mais de 5,9 mil postos no Brasil.

Fidelidade

O Shell Box funciona também como um canal de relacionamento da marca com seus consumidores. Através dele, a empresa vai oferecer promoções. A primeira já está no ar: nas compras a partir de R$ 50 em gasolina aditivada ou quatro litros de lubrificantes Shell Helix ou pelo menos R$ 25 nas lojas Shell Select, o cliente concorre a 10 mil milhas do programa Smiles. Quem fizer pagamento com PayPal pelo app participa automaticamente. Outros clientes podem concorrer tirando uma foto do cupom fiscal e enviando pelo app.

Lançado no começo do ano para o projeto piloto, o Shell Box agora ganhou uma campanha de marketing com abrangência nacional e acumula mais de 100 mil downloads.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.