BASF renova projeto de casa sustentável e inteligente

0

Promover uma experiência inspiradora. Esta é a proposta da nova CasaE, casa de ecoeficiência que a BASF mantém aberta a visitantes na zona Sul de São Paulo, que entrou numa nova fase incorporando soluçõ0es de interação digital, como uma assistente cognitiva, a BECA (BASF Ecoeficiency Cognitive Ability) – pioneira numa casa conceito dedicada à construção, além de um espaço sensorial para aguçar os cinco sentidos dos visitantes. A reinauguração foi realizada em uma cerimônia com a presença do presidente da Junta Diretiva da BASF SE, Kurt Bock, do presidente da BASF para América do Sul, Ralph Schweens e do prefeito de São Paulo, João Dória.

Em 400m², a CasaE apresenta soluções inovadoras e sustentáveis da BASF e seus parceiros, com o objetivo de disseminar e fomentar tendências para o setor da construção civil. Nessa nova experimentação, as pessoas podem percorrer os espaços de forma autônoma e interativa, visualizando o mapa e as informações sobre soluções, usando smartphones e o recurso de navigation indoor do aplicativo CasaE Xperience criado pelo Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática (SIDI).  A assistente cognitiva BECA é a interlocutora dos visitantes no tour pela casa com o aplicativo: por meio de sensores nos ambientes, a casa é totalmente digital e conta com um sistema cognitivo capaz de receber perguntas, identificar intenções, processar a informação e responder em linguagem natural às dúvidas dos usuários. A BECA foi implementada pela Extreme Digital Solutions (EDS) com base na tecnologia Watson da IBM, uma plataforma de inteligência artificial combinada com software analítico sofisticado para receber perguntas e respondê-las de forma natural e completa.

No percurso dentro da CasaE, cards acionam vídeos e explicações didáticas em tecnologias 3D e RA – Realidade Aumentada, desenvolvidos pela Telefônica Educação Digital, que demonstram as soluções de forma dinâmica e interessante, misturando o real com o virtual. Assim os visitantes podem interagir diretamente com o ambiente para saber o funcionamento dos produtos ou a atuação das moléculas e formulações da BASF na prática. Para completar a experiência, também estão disponíveis os óculos de realidade virtual Samsung Gear VR com controle para um passeio virtual pelos cômodos. Este recurso também permitirá que a visitação seja levada virtualmente para outros locais.

Cerca de 30 parceiros se uniram à BASF para incrementar o projeto. O principal objetivo é apresentar soluções que promovem uma construção ecoeficiente em três pilares: reduzir o consumo de água e energia, garantir conforto térmico e acústico, e aumentar a produtividade e durabilidade das construções.

Segundo o estudo de ecoeficiência realizado pela Fundação Espaço ECO, o ciclo de vida de uma construção como a CasaE, em 40 anos, apresenta redução no consumo água (64%), de energia (17%), menos emissões atmosféricas de efeito estufa (26%), além de menor potencial de toxicidade dos produtos aplicados (21%).

Para visitar gratuitamente a CasaE, basta fazer a inscrição pelo site da BASF www.casae.basf.com.br  ou por e-mail casae@basf.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.