Códigos de banners online são substituídos por mensagens informativas para pessoas com deficiência visual

0

Para navegar na internet pessoas com deficiência visual utilizam o leitor de tela. Esse recurso lê cada item das páginas para o usuário. Entretanto nem todo conteúdo é acessível para esse público, como por exemplo, os banners, que são lidos por códigos formados por diversas letras aleatórias. Pensando em estimular o cumprimento da lei nº 13.146/2015, que determina que os recursos de acessibilidade sejam obrigatórios em qualquer canal virtual e demonstrar a importância da inclusão, nasceu o projeto "The Hacker Spot", apoiado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Com o objetivo de tornar todo o conteúdo acessível e inclusivo, a linguagem de programação dos banners de diversos anunciantes foi substituída por spots informativos que trazem notícias sobre cursos, leis, dicas, eventos e experiências motivacionais para pessoas com deficiência visual.

Os textos das campanhas foram aplicados sobre os códigos dos banners. Assim, o leitor de telas deixou de ler uma série de letras aleatórias e passou a transmitir mensagens, como: "Olá, esse é o espaço da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Para contribuir com a inclusão e autonomia de pessoas com deficiência visual proporcionamos programas e cursos de reabilitação, educação especial, empregabilidade e acesso à informação. Pressione enter para acessar nosso site e saber mais".

Ao final do spot escutado no banner, os usuários podem apertar a tecla "enter" e se direcionar para o site da instituição, que também é acessível e contém informações úteis sobre a deficiência visual para pessoas cegas e com baixa visão.

Quem quiser participar da campanha e tornar o banner do seu próprio site acessível, utilizando inclusive os spots da Fundação Dorina Nowill, basta acessar www.thehackerspot.com.br e seguir o tutorial. O portal, que também é inclusivo, ainda traz depoimentos de todas as pessoas que participaram da campanha.

O projeto (veja vídeo) tem criação da agência Lew'Lara\TBWA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.